Como é o Humaitá, novo submarino brasileiro
Após mais de dez anos em construção nos estaleiros de Itaguaí, na baixada fluminense, o submarino S-41, conhecido como "Humaitá", foi incorporado à Marinha Brasileira nesta quarta-feira, 10. Depois dos trâmites burocráticos no Diário Oficial da União, a belonave agora terá uma festa de inauguração nesta sexta-feira, 12, com a presença do presidente. O Humaitá...
Após mais de dez anos em construção nos estaleiros de Itaguaí, na baixada fluminense, o submarino S-41, conhecido como "Humaitá", foi incorporado à Marinha Brasileira nesta quarta-feira, 10. Depois dos trâmites burocráticos no Diário Oficial da União, a belonave agora terá uma festa de inauguração nesta sexta-feira, 12, com a presença do presidente.
O Humaitá é o segundo de quatro equipamentos submergíveis desenvolvidos no Brasil pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil. O primeiro, o S-40 "Riachuelo" (que dá nome à classe), foi inaugurado em 2018 conjuntamente por Michel Temer e Jair Bolsonaro, mas só entrou em operação em setembro de 2022 nas forças armadas brasileiras.
Movido por geradores a diesel, os submarinos de fabricação brasileira tem tecnologia francesa, baseados nos franceses da família Scorpène. Antes, os submarinos brasileiros tinham em sua maioria a tecnologia alemã, caso do S-34 "Tikuna", que com 18 anos na frota era o mais novo em operação até a entrada do S-40.
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O Riachuelo e o Humaitá são "gêmeos", por possuírem 62 metros de tamanho, 6,2 metros de largura e 5,5 metros de calado. Capaz de mergulhar a 300 metros de profundidade — e permanecer até 70 dias em alto-mar, com uma tripulação de 35 marujos — tanto o Humaitá quanto o Riachuelo podem disparar torpedos de grande alcance.
O submarino já passa por testes há anos: em 2022, o Humaitá já havia começado os primeiros testes com seu sistema de propulsão. Durante o ano passado, a embarcação passou por testes de imersão dinâmica e de imersão em grandes profundidades, na costa do Rio de Janeiro, como parte de sua preparação para a entrada em operação.
O PROSUB ainda deve ter dois submarinos entregues na classe Riachuelo até o fim da década: são o S-42 "Tonelero" e o S-43 "Angostura", que devem ter sua inauguração até o meio da década. O lançamento da Classe Riachuelo precede o empreendimento mais ambicioso da Marinha: o SN-10 "Álvaro Alberto", que seria o primeiro com propulsão nuclear da armada brasileira.
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Comentários (1)
Odete6
2024-01-11 16:53:30Puxa.... é mesmo um orgulho nacional, envolvendo muitos geniais e competentes BRASILEIROS. Mas deveria fazer uma viagem inaugural pelas Fossas das Marianas, e já "deixar por lá mesmo" ""umas presenças"" da inauguração.