Como a eleição dos EUA pode definir a guerra na Ucrânia
O Partido Republicano mudou, e o maior símbolo disso se chama Donald Trump. "A política republicana tradicional, até 2016, era de enfrentar a Rússia", lembra o professor de ciência política e relações internacionais do Berea College Carlos Gustavo Poggio. Mitt Romney chegou a ser alvo de deboche de Barack Obama na campanha pela Casa Branca...
O Partido Republicano mudou, e o maior símbolo disso se chama Donald Trump. "A política republicana tradicional, até 2016, era de enfrentar a Rússia", lembra o professor de ciência política e relações internacionais do Berea College Carlos Gustavo Poggio. Mitt Romney chegou a ser alvo de deboche de Barack Obama na campanha pela Casa Branca em 2012, quando disse que o maior inimigo dos americanos eram os russos. Hoje, quem combate Vladimir Putin na guerra da Ucrânia é o governo democrata de Joe Biden.
"Trump foi o primeiro presidente americano desde a Segunda Guerra a se colocar contra uma ordem mundial baseada em mercados abertos, instituições, democracia e diretos humanos", analisa Poggio no podcast Latitude. Caso ele volte à presidência dos EUA, portanto, mais do que efeitos internos, sua vitória pode impactar diretamente na resistência liderada pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
Assista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)