Com teto de gastos, TCU quer mais produtividade
O Tribunal de Contas da União pretende centralizar em Brasília o controle externo nos estados e monitorar melhor o trabalho dos servidores. É um dos planos do ministro José Múcio, que assume a presidência do TCU na próxima semana. Com a falta de concurso público para o órgão, imposta pelo teto de gastos, o número...
O Tribunal de Contas da União pretende centralizar em Brasília o controle externo nos estados e monitorar melhor o trabalho dos servidores. É um dos planos do ministro José Múcio, que assume a presidência do TCU na próxima semana.
Com a falta de concurso público para o órgão, imposta pelo teto de gastos, o número de servidores para fiscalizar diretamente os estados vem minguando. Nas 26 unidades estaduais do TCU, há cerca de 400 funcionários.
A ideia é aumentar o trabalho digital, para que eles participem de auditorias em Brasília, por exemplo. Além de dar mais eficiência ao trabalho de controle externo nos estados, há a tentativa de priorizar investigações maiores e aumentar a comunicação entre as praças.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Saulo
2018-12-07 18:37:25Há críticas quanto à produtividade? Quem critica? Será que já conferiu o volume de recursos a ser fiscalizado (orçamento geral da União) e fez a conta de quanto dá isso pra cada servidor do TCU, por exemplo? E essa produtividade "baixa" que a "reportagem" não diz quanto é? Será que se conferiu se a das unidades do TCU nos estados é mesmo pequena e menor do que a das unidades da sede em Brasília?
Susana G.
2018-12-06 21:02:56400 funcionários para 26 unidades dá 15 funcionários por unidade! Sério que vocês acham isso um exagero! Se for como é a vida real, desses 15, 5 devem ser Analistas, 1 chefe, 1 diretor, e outros técnicos e funções administrativas. São 5 pra carregar o piano. Esse cara deve ser daqueles que olha pra chapa do caminhão pra ver um número que o inspire pra definir qual vai ser a meta que ele vai impor aos funcionários.
Gustavo
2018-12-06 18:56:08Eu percebo o desconhecimento da diferença da natureza e objetivos de uma empresa privada e um órgão público. Não dá para comparar. Em relação à demitir servidores, a estabilidade destes foi criada para que ele possa trabalhar em defesa do interesse público, sem sofrer ameaças de poderosos com interesses privados escusos.
Vitor
2018-12-06 15:55:59Demite metade e faça funcionar. Simples.
WELINGTON
2018-12-06 15:01:44... A empresa fundada por Sam Walton tem 2,3 milhões de funcionários; atua no mundo todo com milhares de lojas e Dá LUCRO. ...