Governo classifica coronavírus como 'perigo iminente'
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), garantiu nesta terça-feira, 28, que o sistema de saúde do Brasil está preparado para lidar com a ameaça do coronavírus. Em entrevista coletiva, o chefe da pasta disse que foram analisados 7.063 rumores relacionados ao vírus, mas só um caso é hoje classificado como suspeito. Trata-se de...
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto), garantiu nesta terça-feira, 28, que o sistema de saúde do Brasil está preparado para lidar com a ameaça do coronavírus. Em entrevista coletiva, o chefe da pasta disse que foram analisados 7.063 rumores relacionados ao vírus, mas só um caso é hoje classificado como suspeito. Trata-se de uma paciente de Minas Gerais, que viajou para a província de Wuhan, na China, local onde começou a propagação da doença. Segundo o ministério, a transmissão do vírus está enquadrada na categoria “perigo iminente”. Se houver confirmação de casos no Brasil, deve haver a reclassificação para “emergência nacional”.
A paciente suspeita de ter o coronavírus está internada em isolamento e, segundo Mandetta, está estável e não apresentou complicações. O ministro afirmou ainda que o Brasil tem capacidade de fazer a identificação genética do vírus. “Isso nos presta muito mais a saber se há circulação do vírus do que para fechar diagnóstico”, explicou.
“Nosso sistema de saúde já lidou com a Sars, com o H1N1, não é um sistema que está sendo preparado agora. Vamos atualizar planos de contingência, já que todo protocolo já é de conhecimento das equipes dos estados e municípios”, contou o ministro da Saúde.
Na semana que vem, secretários de saúde de estados e capitais terão uma reunião com representantes do ministério. O presidente Jair Bolsonaro conversou com Mandetta na manhã desta terça-feira e pediu informações sobre a situação. “Coloquei o presidente a par da mudança de orientação da OMS”, contou o ministro. Esta semana, a Organização Mundial da Saúde admitiu um erro e reviu a classificação sobre a ameaça do coronavírus, que agora é apontada como “de alto risco”.
Mandetta lembrou que há muitas dúvidas sobre o coronavírus e afirmou que o governo está em contato permanente com a OMS. “Não há informações precisas sobre tempo de incubação, potencial de letalidade, se é mais um vírus de trato respiratório inferior ou superior, o comportamento em gestantes, crianças, em comorbidades. Estamos em contato permanente com a OMS para esclarecer essas questões”, informou.
O ministro garantiu que a proximidade do carnaval não representa uma ameaça para a disseminação do vírus. Ele lembrou que a maioria dos turistas estrangeiros que vêm ao Brasil para participar da festa é da Europa e da América do Norte. “O carnaval não tem tanto apelo para o turista asiático”, disse Mandetta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Maria
2020-01-28 14:39:40Gente, o assunto aqui exposto é de alta periculosidade para o brasileiro e para os cidadãos do mundo inteiro. Estamos diante da possibilidade de uma pandemia e isto independe de corrente ideológica e partidária. Acordem! Discordo só numa coisa dita pelo sr ministro: carnaval e suas aglomerações e fluxos de turistas aumenta sim o risco .
Paulo Renato
2020-01-28 11:55:46Meu pai me dizia dos efeitos da gripe espanhola de 1918, naqueles tempos o vírus vinha de navio, demorava quase um mês para atravessar o Atlântico e depois se interiorizava de trem, que demorava semana para chegar por essas bandas do interior de Minas Gerais e mesmo assim por aqui diziam que tinham casas fechadas com toda a família morta dentro, aguardando serem resgatados para o cemitério. Agora esse vírus vem até pela internet (brincadeira, pessoal) quase que instantaneamente!
Jose
2020-01-28 11:43:37O Brasil está preparado? Kkkkkkkkkk. Estás de sacanagem ministro. Asiático não vem para o carnaval? Estas de sacanagem ministro. Só precisa uns três portadores iniciais para causar um transtorno nacional. Brasileiros, esqueçam o governo. Melhor começar a rezar! Quem sabe Odin ajuda desta vez!
Paulo Renato
2020-01-28 11:36:21Alguém aí sabe quando serão as Olimpíadas que serão realizadas no Japão? Ao que parece devem ser em breve, pois tudo por lá parece já estar pronto. Aí vem a pergunta: Como esse episódio do coronavírus logo ali na China, quem terá a coragem de se aventurar lá por aquelas bandas orientais? Vão ter que adiar "sine die". Um pena pelos Japoneses, tão eficientes.