Clínicas particulares deverão seguir regras do plano de vacinação, diz Saúde
O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira, 4, que as clínicas particulares que adquirirem doses da vacina contra o novo coronavírus deverão seguir as disposições do Plano Nacional de Imunização, o PNI, respeitando, inclusive, o plano de inocular primeiro os cidadãos integrantes dos grupos prioritários. “Os grupos prioritários, propostos pelo Ministério da Saúde em parceria...
O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira, 4, que as clínicas particulares que adquirirem doses da vacina contra o novo coronavírus deverão seguir as disposições do Plano Nacional de Imunização, o PNI, respeitando, inclusive, o plano de inocular primeiro os cidadãos integrantes dos grupos prioritários.
“Os grupos prioritários, propostos pelo Ministério da Saúde em parceria com Conass [Conselho Nacional dos Secretários de Saúde] e Conasems [Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde], devem, a princípio, ser obedecidos mesmo que haja integração de clínicas particulares de vacinação ao processo de imunização", disse a pasta, em nota.
O esclarecimento ocorre horas após a Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas anunciar que negocia a compra de 5 milhões de doses da Covaxin, o imunizante contra a Covid-19 desenvolvido pelo laboratório indiano Bharat Biotech.
Além disso, de acordo com o órgão, a inoculação precisa ser registrada na Rede Nacional de Dados de Saúde e na caderneta digital de vacinação. “O Ministério da Saúde esclarece que o início do processo de vacinação contra a Covid-19 no país deverá ser realizado no âmbito do Sistema Único de Saúde, de acordo com o Plano de Operacionalização da Vacinação já apresentado.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Suzane
2021-01-04 14:30:15Pronto! Agora, o governo quer proibir até as pessoas que querem se vacinar ou proteger seus entes queridos pagando do próprio bolso! Se o cidadão quer pagar, o que o Ministério da saúde tem a ver com isso? O ministro deveria era agradecer de pé junto a quem pagasse pra se vacinar, pois sobrariam mais vacinas "gratuitas" para os necessitados carentes. Mas, é preciso saber somar dois mais dois pra entender a vantagem e isso é pedir demais desse governo...
Josenil
2021-01-04 14:08:24O governo não organiza o próprio programa de imunização, mas quer controlar o da iniciativa privada. Tenha paciência!