Clérigos xiitas ficam do lado dos manifestantes no Iraque
O aiatolá Ali Sistani (foto), principal autoridade dos xiitas no Iraque, deu um sermão nessa sexta-feira, 4, apoiando as manifestações que já deixaram mais de 40 mortos no país. “O governo deve cumprir seu dever e melhorar os serviços públicos, proporcionar empregos aos que não têm, evitar o clientelismo no setor público e acabar com a...
O aiatolá Ali Sistani (foto), principal autoridade dos xiitas no Iraque, deu um sermão nessa sexta-feira, 4, apoiando as manifestações que já deixaram mais de 40 mortos no país.
“O governo deve cumprir seu dever e melhorar os serviços públicos, proporcionar empregos aos que não têm, evitar o clientelismo no setor público e acabar com a corrupção, levando os responsáveis à Justiça”, disse Sistani.
Logo depois de Sistani, quem falou foi outro clérigo xiita, Moqtada al Sadr, um dos principais responsáveis por criar um atoleiro para os soldados americanos no Iraque depois de 2003. Sadr pediu a renúncia do governo do primeiro-ministro, Adel Abdul Mahdi, que também é xiita, para evitar o derramamento de mais sangue de manifestantes.
"Quando os protestos surgem, é comum que os clérigos tentem se distanciar do governo", diz a cientista política iraquiana-americana Marsin Alshamary, que estuda a influência dos clérigos xiitas. "Mas isso não quer dizer que os manifestantes irão se aproximar deles. A geração que está protestando atualmente está muito descontente com os religiosos de linha política, porque eles estão muito associados com a elite que governou o país na última década."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
LuisR
2019-10-05 12:36:21Igual aqui! Só mudam os títulos podres, lá são os "aiatolás", aqui são "ministros" do stf(inho), com minúsculo sim!! e considerem isso um grande elogio prá essa fossa nojenta!! Na questão do legislativo e executivo repete-se o cenário. Tudo nojento, baixaria, interesse pessoal em detrimento à economia do país, aos mais pobres, sem saúde, sem educação, aliás, quanto pior melhor, mais lagosta pro bucho. Dá nojo, asco, uma chuva de vômito sobre esses tais Três Poderes seria o mínimo que merecem!!