Ciro Gomes abre temporada de convenções partidárias
As convenções partidárias para homologar as candidaturas à Presidência da República começam hoje e vão se estender até o dia 5 de agosto. Ciro Gomes, do PDT, será o primeiro pré-candidato a formalizar oficialmente a sua candidatura ao Palácio do Planalto. O ato acontecerá em Brasília, às 16h. “Tenho convicção de que agora, mais do que nunca, vamos...
As convenções partidárias para homologar as candidaturas à Presidência da República começam hoje e vão se estender até o dia 5 de agosto. Ciro Gomes, do PDT, será o primeiro pré-candidato a formalizar oficialmente a sua candidatura ao Palácio do Planalto. O ato acontecerá em Brasília, às 16h.
“Tenho convicção de que agora, mais do que nunca, vamos mobilizar esse nosso sofrido Brasil, que não aguenta mais do mesmo e quer uma nova alternativa pra se livrar do ódio, da corrupção, da incompetência e da falta de visão estratégica que nos levaram para o fundo do poço”, disse ontem Ciro, por meio das redes sociais.
Apesar do discurso, Ciro inicia a sua campanha à Presidência isolado, sem vice e sem apoio de outras siglas. Integrantes do PDT acreditam que a partir de agora o partido terá condições de negociar alianças no entorno do pedetista. Caso não consiga formalizar algum acordo com outro partido, o Ciro deverá ter como vice a senadora Leila Barros (DF) ou a ex-reitora da USP Suely Vilela.
Essa será a quarta vez que Ciro disputará uma campanha presidencial.
No ato de hoje, o pedetista fará intensas críticas a Lula, a Jair Bolsonaro e defenderá reformas estruturantes, como a taxação de lucros e dividendos. A ideia de criar um programa para tirar o nome do brasileiro do SPC também não foi abandonado.
Seu lema de campanha também deve mudar: o slogan “Rebeldia da esperança” foi abandonado pela equipe de João Santana. Agora, Ciro vai adotar o lema: “Prefiro Ciro”, com a máxima “vote em um, se livre de dois”.
Ainda nesta semana, formalizarão suas respectivas candidaturas o ex-presidente Lula (amanhã, em São Paulo) e o presidente da República, Jair Bolsonaro, que tentará a reeleição. A convenção do PL será realizada no Rio de Janeiro e o QG bolsonarista quer tentar demonstrar força durante o evento. São esperadas 10 mil pessoas no ato.
Entre os principais postulantes ao Palácio do Planalto, Simone Tebet (MDB) ainda enfrenta resistência de setores do partido.
Os “lulistas do MDB”, como Renan Calheiros, dizem estar insatisfeitos com as ações do presidente do partido, Baleia Rossi, no comando da legenda e alegam que, há alguns meses, ficou acertado que a senadora sul-mato-grossense desistiria se não alcançasse dois dígitos nas pesquisas. Até agora, Tebet não conseguiu superar os 4%.
Mas a tendência é que sua candidatura seja de fato confirmada na quarta-feira da semana que vem, 27, em evento virtual. A executiva nacional da sigla afirma que tem o apoio de pelo menos 19 diretórios estaduais para manter a candidatura da senadora.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Marcia E B
2022-07-20 17:20:25Existe, de fato, algum candidato à presidência que se mostre realmente capaz de enfrentar a pobreza deste país? a desonestidade? o enriquecimento ilícito? Posso até votar em Ciro para não anular meu voto, mas é outro que não acredito.
Amaury G Feitosa
2022-07-20 15:23:41Infelizmente Ciro patina em um digito nas pesquisas e na sua terra tem miseros 13% levando uma lavada incomensurável do ladrão é do Bolzo ... lamentável pois teremos duros quatro à frente com qualquer dos prováveis vencedores e a doce Paris mais uma vez o espera ... pobre Braziu.
Sergio
2022-07-20 13:13:28Ciro é o unico candidato com Programa, com experiencia e realizações no currículo, com alguma força e sabedoria para lidar com esse Congresso imundo .
JULIANA
2022-07-20 12:28:13Estou na torcida pelo Ciro! (Embora não acredite q seja eu mesma digitando!)
Marcello
2022-07-20 10:19:51Ciro, JB e Lula são o passado, nada de bom podem trazer para o Brasil! Brasileiro tem de usar a cabeça e se preocupar em escolher alguém que, de fato, tenha condições de colocar o país num caminho para mais prosperidade, com mais trabalho/empregos e menos pobreza. Lógico que isso passa, também, por colocar pessoas com um mínimo de decência e capacidade no Congresso.
Nelson
2022-07-20 10:03:47Simone Tebet cometeu o maior erro de largada que um político pode cometer. Como candidata da terceira via deveria saber que seus potenciais eleitores não suportam Bolsonaro nem Lula e estavam esperançosos com sua candidatura. Ficaram todos decepcionados ao vê-la declarar voto em Lula num provável segundo turno. É difícil mas não impossível corrigir isto. Namastê!