Retirada de moradores com risco de novo rompimento
As buscas às vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (foto), em Minas Gerais, foram interrompidas por causa do risco de um novo acidente em outra barragem da companhia. A possibilidade fez com que a Vale acionasse as sirenes de alerta às 5h30 deste domingo, dia 27. Com o alerta, 24 mil moradores...
As buscas às vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (foto), em Minas Gerais, foram interrompidas por causa do risco de um novo acidente em outra barragem da companhia.
A possibilidade fez com que a Vale acionasse as sirenes de alerta às 5h30 deste domingo, dia 27. Com o alerta, 24 mil moradores têm de ser deslocados para três pontos de segurança em Brumadinho que não seriam alcançados pela água.
A barreira 6, que está em risco, contém apenas água. Mas se ela ceder, pode inundar o centro do município em apenas meia hora, além de danificar áreas vizinhas.
O Corpo de Bombeiros informou na manhã de hoje que foram localizados 37 mortos até a interrupção das buscas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Joaquim
2019-01-28 08:25:46Empresas não tomam decisões, pessoas sim. Pessoas devem ser punidas. Empresa deve pagar pelos danos... O BNDS é o maior acionista da Vale... O governo é co-responsável pela fiscalização. Estas represas foram construídas quando a empresa era estatal... Onde estavam os ambientalistas? O projeto que endurecia a legislação sobre estas barreiras foi reprovado por 3x1 na ALMG 2 votos do MDB e um do PP. O povo continua votando em corruptos, que colocam corruptos nas empresas estatais, e o ciclo contin
Luís Felipe
2019-01-27 20:53:12O falso alerta dado às 5:30h sobre o rompimento da barragem 6 foi uma jogada para a formação de álibi quanto ao funcionamento do sistema. A barragem 6 já se encontrava com nível bastante reduzido, não oferecendo qualquer risco de causar maiores problemas. Tudo não passou de uma grande encenação, para dizer e registrar que o sistema de aviso para evacuação funcionava perfeitamente. Esta empresa não VALE nada.
Jose
2019-01-27 19:02:15leia-se: que desmente...
Rogério
2019-01-27 16:56:51É preciso que a imprensa apure se a Vale tinha um mapa de inundação e questione se as edificações (prédio administrativo e refeitório) estavam dentro da área de risco e se estavam pq não foram remanejados para outro local? As vidas de todos que estavam lá seriam poupadas! Não estou vendo questionamento sobre isso em nenhuma mídia!
Luís Felipe
2019-01-27 16:46:56Mais um crime cometido pela Vale. O acionamento do sistema de alerta da empresa, acionado hoje às 5:30h, foi criminoso. Não havia risco de rompimento da barragem 6, seu nível está cada vez mais baixo, devido fuga do material, ocasionado pelo dano ocorrido em sua base. Tal ação é para dizer que o sistema estava funcionando, para um possível uso pela defesa nos processos que a empresa e responsáveis irão responder. Essa é a VALE-NADA.
Quiet
2019-01-27 14:05:46Descaso total isso... não bastasse a tragédia de Mariana agora vem essa. Não se aprendeu nada com a tragédia anterior!! Triste isso!!
Cirval
2019-01-27 11:23:02Não foi uma empresa alemã que atestou as boas condições das barragens da Vale? Tem que pedir explicações a essa empresa, porque foi tão recente que ela não pode ser deixada de lado em eventuais punições, com multa elevadíssima. Se a Vale se dispôs - e pagou -, de especialistas em barragens para produzirem laudo sobre as suas barragens, esses laudos devem ser trazidos a publico para que se possa verificar a regularidade deles. Não se pode esquecer do caso de Mariana, até hoje não está resolvido.