Chefe da Missão da OEA diz que eleições ocorrem com 'normalidade absoluta'
O chefe da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos, OEA, Rubén Ramirez (foto), afirmou neste domingo, 2, que as eleições ocorrem dentro da "normalidade absoluta". "Estamos constatando a participação dos brasileiros e brasileiras, que está dentro da normalidade. É uma festa da democracia, não apenas para o Brasil, mas para a América...

O chefe da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos, OEA, Rubén Ramirez (foto), afirmou neste domingo, 2, que as eleições ocorrem dentro da "normalidade absoluta".
"Estamos constatando a participação dos brasileiros e brasileiras, que está dentro da normalidade. É uma festa da democracia, não apenas para o Brasil, mas para a América Latina toda", disse Ramirez, que é paraguaio e visitou o Colégio Marista, em Brasília.
A entidade enviou mais de 50 pessoas, de 17 nacionalidades, para acompanharem o pleito. Eles estão presentes em quinze estados brasileiros, no Distrito Federal, em duas cidades americanas e no Porto, em Portugal.
Nos últimos dias, Ramírez conversou com o presidente Jair Bolsonaro, com ministros e representantes da sociedade civil e de partidos políticos.
A OEA sempre acompanha eleições nos países das Américas. Em 2019, a missão enviada pela entidade apontou "manipulação dolosa" nas eleições da Bolívia. Houve mudanças nas atas, perda de materiais sensíveis, falsificação das assinaturas dos mesários e manipulação no processamento dos resultados. O resultado tinha dado vitória para o então presidente Evo Morales. Uma nova eleição teve de ser realizada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)