Caso Flordelis eleva pressão sobre Maia para pautar fim do foro privilegiado
Um grupo de senadores enviou um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para cobrar a votação do projeto que extingue o foro privilegiado. A justificativa foi a denúncia contra a deputada federal Flordelis, do PSD do Rio de Janeiro, acusada de ser a mandante da morte do marido, o pastor Anderson do...
Um grupo de senadores enviou um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para cobrar a votação do projeto que extingue o foro privilegiado. A justificativa foi a denúncia contra a deputada federal Flordelis, do PSD do Rio de Janeiro, acusada de ser a mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo.
“A aprovação da PEC é uma forte demanda da sociedade e medida essencial para a diminuição da impunidade no país. O caso recente da deputada federal Flordelis, apontada como mandante do assassinato do marido, é mais um exemplo da necessidade da urgente aprovação da PEC”, alegaram no ofício 10 senadores, entre eles Álvaro Dias, do Podemos, Randolfe Rodrigues, da Rede, Alessandro Vieira, do Cidadania, e Major Olímpio, do PSL.
“O que está em jogo é a credibilidade do Parlamento: não podemos permitir que a descrença nas instituições ponha em risco o legado conquistado a duras penas no pós-anos de Chumbo. É necessário e urgente que se mostre à cidadania que as virtudes do sistema representativo superam em muito seus vícios e que a Instituição importa mais que seus passageiros membros”, argumentaram os parlamentares.
A PEC em debate no Congresso que acaba com o foro privilegiado é de autoria do senador Álvaro Dias. Ele protocolou a proposta em 2013 e, só quatro anos depois, o texto foi aprovado pelo Senado. O parlamentar propunha extinguir completamente o privilégio, mas, durante a tramitação no Senado, os colegas inseriram um dispositivo que preservou o foro a apenas quatro autoridades: os presidentes da República, da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal.
Hoje, segundo o senador, mais de 55 mil pessoas têm direito ao benefício. Na Câmara, o texto passou pela comissão especial e pela CCJ e está pronto para ser votado em plenário. Os parlamentares pressionam Rodrigo Maia para que paute a votação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Julia
2020-08-28 03:54:05essa deputada e a assassina declarada e continua na camara. Estamos vivendo tempos difíceis e difícil de digerir. Maia tira essa mulher daí e mande para a cadeia. Tá vendo a consequência de terem votado contra o foro privilegiado.!
MARCOS
2020-08-27 09:02:09Senadores e deputados, salvo raras exceções, a credibilidade do parlamento acabou faz tempo.
Valdomiro
2020-08-27 08:30:18Eu pensava que o foro privilegiado era só pra roubar, mas parece que também é permissão para matar. Tem um filme com esse nome.
Alexandre
2020-08-27 06:35:17Até qndo vamos aturar ?? Desanimador
André
2020-08-26 19:30:04O Botafogo é louco? Maia bandido, vai se ferrar e a sua família?
Isolina
2020-08-26 18:53:33Todos que são contra o foro privilegiado e contra a lava jato são BANDIDOS."TODOS"
Isolina
2020-08-26 18:50:24Crusoé ajudem a precionar para acabarmos com essa excrescência de foro privilegiado
Rosileine
2020-08-26 16:58:01lugar de bandido é na cadeia não em plenário. O Brasil precisa de gente com vergonha na cara. SR. Maia coloca em pauta esse assunto e vamos acabar com o foro privilegiado. QUEM NÃO DEVE , NÃO TEME!
Getulio
2020-08-26 15:02:22O regime de castas deveria ser extinto. Com a Operação Lava Jato, caminhávamos nesta direção. Na fazenda orwelliana, alguns porcos insistem em ser mais importantes que os demais. Melhorem os presídios, por favor! Assim não haveria pretexto para poupar delinquentes travestidos de políticos. Ajudem a provar que 1984 é apenas uma obra mais de ficção. E que é possível passar da condição de subdesenvolvido à de de moderno e desenvolvido, mediante rompimento dos grilhões que aprisionam o povo.
ANTONIO
2020-08-26 14:26:07O tal foro privilegiado, uma excrescência indecente, é uma prova simples e radical da inexistência da igualdade das pessoas perante a lei, ditada pela CF. Serve apenas para proteger criminoso. Apontem uma serventia decente.