Caso Fernández: procuradoria apresenta acusação de "lesões graves"
A procuradoria federal na cidade de Buenos Aires acusou, nesta quarta, 14 de agosto, o ex-presidente da Argentina Alberto Fernández (foto) de "lesões graves" com base em denúncia de violência doméstica apresentada no início do mês. Fernández é acusado de "lesões graves duplamente qualificadas pela relação e perpetradas no âmbito da violência de género com...
A procuradoria federal na cidade de Buenos Aires acusou, nesta quarta, 14 de agosto, o ex-presidente da Argentina Alberto Fernández (foto) de "lesões graves" com base em denúncia de violência doméstica apresentada no início do mês.
Fernández é acusado de "lesões graves duplamente qualificadas pela relação e perpetradas no âmbito da violência de género com abuso de poder e autoridade".
Ele também responde por "ameaças coativas".
A ação foi protocolada na terça-feira, 6 de agosto, pela ex-primeira-dama Fabiola Yáñez, que vive separada, em Madri, na Espanha desde o final do ano passado.
O que diz a acusação?
Fernández é denunciado por “lesões graves duplamente qualificadas pela relação e perpetradas no quadro da violência de gênero com abuso de poder e autoridade”.
Segundo a denúncia, as agressões eram "uma constante" entre 2016 e 2024, portanto, desde antes da chegada do peronista à Casa Rosada, em 2019.
A acusação também cita episódios de "violência verbal".
O que se sabe?
A Justiça obteve acesso a registros de uma conversa de WhatsApp entre Fernández e Yáñez, datada de agosto de 2021, durante o mantado do peronista.
Nela, a então primeira-dama relatou episódios de violência física e verbal por parte do peronista.
"[Você] vem me golpeando há três dias seguidos", diz uma das mensagens.
Ela também compartilhou uma foto com o olho roxo e outra com um hematoma na parte superior do braço direito.
Fernández não negou as acusações durante a conversa. Ele apenas alegou mal-estar para desviar do assunto: "Estou com dificuldade para respirar. Por favor, pare. Estou me sentindo muito mal".
O que disse Fernández sobre a denúncia?
O ex-presidente negou todas as acusações da denúncia de Yañez.
Em entrevista ao site argentino El Cohete a la Luna, Fernández alegou que o olho roxo seria resultado de um "tratamento estético contra rugas".
Ele também afirmou: "Se eu sou um agressor, por que ela se submeteu a um tratamento de fertilidade para que tivéssemos um filho?".
Yáñez, que tem um filho com Fernández, também chegou a afirmar que sofreu um aborto durante o relacionamento.
O casal se separou na esteira do episódio, segundo a ex-primeira-dama.
Ainda na denúncia, Yañez apresentou também uma acusação por "violência reprodutiva", que é quando “impede que uma pessoa decida se vai ter filhos, com quem tê-los, o número de gestações e o espaçamento entre os nascimentos”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Amaury G Feitosa
2024-08-15 10:47:31Nos países civilizados a acusação fornece as provas e não o idiota acusado obviamente depois de sair do poder e a madama deixar de também roer o osso ... aqui em Macunaíma Island uma tal corte onipotente nem disto precisa e quando quer defeca na constituição mais remendada que paletó de mendigo mas que serve muito bem à ditadura maléfica que assola o patropi.
Magda
2024-08-15 06:26:00Aqui se faz, aqui se paga