Cármen fala em 'erosão democrática', e Gilmar vê 'rapinagem institucional'
A ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia (foto) se manifestou publicamente pela primeira vez nesta quarta-feira (26) depois dos ataques que sofreu do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. Jefferson teve sua prisão domiciliar revogada após o ataque, e acabou reagindo com granadas e tiros de fuzil contra policiais federais que foram levá-lo para...
A ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia (foto) se manifestou publicamente pela primeira vez nesta quarta-feira (26) depois dos ataques que sofreu do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. Jefferson teve sua prisão domiciliar revogada após o ataque, e acabou reagindo com granadas e tiros de fuzil contra policiais federais que foram levá-lo para a prisão.
Cármen Lúcia agradeceu aos colegas do STF pela união em seu favor. “Diferentemente do que se diz, que somos ilhas, somos um tribunal de um país, de um povo, a lutar por fazer cumprir uma Constituição”, afirmou. “Não é tarefa simples. Menos ainda em horas de tentativa de subversão ou de erosão democrática e contra o Estado de Direito”, acrescentou a ministra.
Na abertura da sessão de hoje, Rosa Weber, que preside o tribunal, releu a nota divulgada no sábado (22) em que repudia a “agressão sórdida e vil, expressão da mais repulsiva misoginia, de que foi vítima a ministra Cármen Lúcia”.
Depois, o decano do STF, Gilmar Mendes, afirmou que “agentes e instituições que possuem o dever de agir, de proteger o Estado Democrático de Direito (…) cobiçam papéis que não lhes foram dados”. “Assim instaura-se um ambiente de rapinagem institucional, no contexto do qual muitos avistam a percepção de dividendos. A muitos interessa um Supremo Tribunal Federal fraco”, completou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Benedicto
2022-10-29 17:35:40Qual dos três poderes ostenta a maior erosão? Nunca antes na história ....
Alberto de Araújo
2022-10-27 16:35:03O ministro Gilmar Mendes deixa como herança maldita na justiça do país, a visão estrábica de julgar corruptos famosos. Tratou-os como cidadãos fichas limpas, colocando-os em liberdade. Nunca neste país uma suprema corte foi tão negligente com a corrupção. Uma vergonha para os cidadão que preservam os verdadeiros valores humanos. Repugnante. Com toda vênia discordo da ministra Carmen Lúcia. O STF não se tornou só uma ilha, mas um olimpo dos deuses. Infalíveis. Há um corporativismo fragrante,
Luiz
2022-10-27 14:18:18Erosão democrática e rapinagem institucional é o que eles (stf) mais fazem.
Marly Beaklini Guimarães Lemos
2022-10-27 12:58:25Deveríamos apagar do vocabulário brasileiro as expressões como-Estado Democrático de Direito, Defesa da Democracia, Respeito à Constituição. Quando forem levadas a sério, poderão voltar.
Homero
2022-10-27 11:26:29Estes libertadores de bandidos não tem mais o que dizer. Vou, novamente, ter de votar no "menos pior" que é "muito ruim", pois este é um país hipócrita, onde isto é um anti-valor que varre a verdade para baixo do tapete. Aqui nem se discute "parlamentarismo" (é um não assunto na midia), o que poderia nos colocar no rumo das melhores (e prósperas) democracias do mundo...
Edson Dourado Matos
2022-10-27 11:03:27Alguns cobiçam papéis (Gilmar) mas muitos já se apoderaram deles, agindo como protagonistas que não são. Chegou-se a essa situação em processos espúrios, entre os quais a chantagem por conta dos passados "tenebrosos" de poderosos de alto escalão.
VARLICE
2022-10-27 10:21:44A tal erosão já existe no próprio Judiciário e faz tempo: lobos vigiando o galinheiro e subrepticiamente comendo uma galinha ou outra de vez em quando sem que ninguém diga nada - e se dizem não são ouvidos.
Roque
2022-10-27 09:57:50"Virgi" Mãe, Gilmar, que estava mudo, falou. Então Lula já ganhou.
Camilo Label
2022-10-27 08:36:10Bob Jeff tem razão. Olha a foto da mulher? Parece ou não a Bruxa de Blair? Ou, no mínimo, a mulher de Beto Carneiro, o vampiro brasileiro?
Eduardo
2022-10-27 07:30:33Na verdade, os supremacistas é que estão rapinando a Constituição e, por conseguinte. a Justiça e a Democracia. E, tentando justificar-se. autocraticamente nos ameaçam com a "democracia" deles.