Campos Neto: Banco Central não estuda mudança de metas
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que não estuda mudar a meta da inflação. O economista participou do programa de entrevista Roda Viva nesta segunda-feira (13), em meio a atritos com o governo Lula (PT) devido à manutenção da taxa de juros em 13,75%. A base do governo esperava por uma revisão...
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que não estuda mudar a meta da inflação. O economista participou do programa de entrevista Roda Viva nesta segunda-feira (13), em meio a atritos com o governo Lula (PT) devido à manutenção da taxa de juros em 13,75%.
A base do governo esperava por uma revisão na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), que ocorre na próxima quinta-feira (16), com a presença dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet. A expectativa era que a meta fosse de 3,25% para 3,5%.
Contudo, segundo Campos Neto, o Banco não entende que alterar a meta geraria maior flexibilidade para os resultados econômicos do país. Para ele, dezembro trazia uma meta exequível, com previsão de corte de juros a partir de junho, mas que o próprio ruído gerado pelas críticas do governo alterou o cenário.
"Em nenhum momento a gente defendeu aumentar a meta no sentido de ganhar flexibilidade, mesmo porque não é nossa crença. A gente acredita que se a gente faz uma mudança de meta no sentido de ganhar mais flexibilidade, o efeito prático é perder flexibilidade."
Segundo o economista, o que pode beneficiar o cenário atual é o esforço fiscal encabeçado pelo ministro Haddad e a reforma tributária.
"[Tive] uma conversa muito boa com a ministra Simone Tebet, ela está muito empolgada em avançar com o tema da reforma tributária. Então, eu acho que a medida que os agentes econômicos entendam que a gente vai avançar com as reformas, a gente vai abrir espaço."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Odete6
2023-02-15 06:42:20É isso mesmo, DR. ROBERTO CAMPOS NETO: competência, firmeza, trabalho sério, determinação e diplomacia. TUDO PERFEITO.
Marcelo
2023-02-14 13:24:28Com certeza o melhor candidato pra ocupar o Banco Central seria José Dirceu. Um companheiro e tanto. rsrsrsrs
Amaury G Feitosa
2023-02-14 11:50:07Com o Congresso Nacional rendido à quadrilha se o banco Central não resistir o país será rapidamente destruído de quem sobreviver verá.