Câmara vota projeto que abre leitos de hospitais militares para o SUS
A Câmara dos Deputados deve votar esta semana um projeto de lei que enfrenta forte resistência nas Forças Armadas. A proposta libera leitos de hospitais militares para o SUS durante a pandemia. O texto foi debatido na última reunião do colégio de líderes. “O projeto teve boa adesão entre os líderes”, diz o autor da...
A Câmara dos Deputados deve votar esta semana um projeto de lei que enfrenta forte resistência nas Forças Armadas. A proposta libera leitos de hospitais militares para o SUS durante a pandemia. O texto foi debatido na última reunião do colégio de líderes.
“O projeto teve boa adesão entre os líderes”, diz o autor da iniciativa, o deputado Eduardo Bismarck, do PDT do Ceará. A proposta prevê que leitos ociosos em unidades reservadas a militares devem ser disponibilizados à rede pública quando a capacidade hospitalar da região estiver esgotada.
“Com o projeto na pauta desta semana, é possível que o relator, que ainda será designado, defina percentuais de cotas a serem destinados ao SUS. É um absurdo manter leitos ociosos reservados aos militares no meio de uma pandemia”, afirmou Bismarck.
No mês passado, o Tribunal de Contas da União já havia determinado às Forças Armadas que disponibilizassem informações sobre a ocupação de leitos para Covid-19 nos hospitais militares em todo o Brasil.
“Diante de uma carência generalizada de leitos para a internação de pacientes acometidos pela Covid-19, é de se esperar que todos os meios disponíveis estejam à disposição da população brasileira, não sendo possível pensar em reserva de vagas financiadas com recursos públicos para determinados setores da sociedade”, argumentou o ministro Benjamin Zymler.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Lucia
2021-04-30 00:36:51Esse deputado é ignorante no assunto e quer palanque! De que adianta abrir os hospitais militares se estes não tem recursos humanos e materiais específicos para tratamento do Covid? Hospital militar só serve pra atender um contingente pequeno de militares. É mais uma lengalenga igual aos hospitais de campanha, que custaram uma fortuna mas que de nada serviram pois estavam carentes de tudo: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, equipamentos, recursos mínimos como agulhas, seringas, etc... Aff...
Scully
2021-04-26 18:16:49Após este governo-desastre do acéfalo, o próximo presidente terá de trabalhar dia e noite para consertar as atrocidades. Mas a verdade é que os estragos são tão imensos, que nem em 20 anos conseguiremos! E pensávamos que era possível consertar os estragos do PT ! Virou uma bola de neve! O país está destruído...que sina!!
Jose
2021-04-26 09:00:33E ainda precisa de lei para isto? Que absurdo! Os militares deveriam tomar esta iniciativa sem precisar de pressão alguma, pois esta é a coisa correta a ser feita durante uma pandemia. Impressionante até onde vai o corporativismo da caserna!
GEORGE
2021-04-26 07:47:35E os descontos mensais que todos os militares pagam para ter seu serviço de saúde?Como seria a indenização da classe, uma vez que que o recurso pessoal não é destinado a financiar os leitos do SUS? Há muita conversa e pouco conhecimento de como funciona o sistema. Infelizmente...
Roberto
2021-04-26 07:46:42Quando congressista fica doente ele vai para o SUS? Vale a pergunta.