Câmara pretende reduzir poder de governadores sobre PM
Faltando menos de três meses para as eleições de outubro, a “Bancada da Bala” na Câmara tirou da gaveta um projeto de lei que aumenta a autonomia da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e reduz o poder dos governadores para escolha dos comandantes-gerais das forças de segurança nos estados. Será votado hoje um PL, na Comissão...

Faltando menos de três meses para as eleições de outubro, a “Bancada da Bala” na Câmara tirou da gaveta um projeto de lei que aumenta a autonomia da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e reduz o poder dos governadores para escolha dos comandantes-gerais das forças de segurança nos estados.
Será votado hoje um PL, na Comissão de Segurança da Câmara, que altera a Lei Orgânica da Polícia Militar e muda o rito de escolha dos comandantes das PMs e dos bombeiros. O texto determina que os governadores dos 26 estados, mais do Distrito Federal, serão obrigados a obedecer a uma lista tríplice indicada por oficiais, para a nomeação dos novos comandantes.
O texto que será analisado hoje é de autoria do deputado José Nelto (Podemos-GO). O projeto foi protocolado em fevereiro de 2019, mas nos últimos dois meses ele passou a ter mais celeridade na comissão e já recebeu parecer favorável do relator, deputado bolsonarista Junio Amaral (PL-MG, foto).
No final do ano passado, o plenário da Câmara iria votar uma proposta semelhante, mas o texto foi retirado de pauta em virtude da repercussão negativa da proposta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Francisco de Assis Oliveira
2022-07-13 01:43:39A ideia é boa, pois vai reduzir a interferência política nas instituições.
Natercia
2022-07-12 16:26:23Quero nem ver onde tudo isso vai chegar
MARCOS
2022-07-12 13:11:12BOA. GOSTEI. FALTOU INCLUIR A POLÍCIA CIVIL.
Rosangela Maria Halfeld Bonicontro Miranda
2022-07-12 11:47:21Como um presidente fraco consegue abrir portas para todas as más intenções do Congresso... As pautas para melhoria da saúde, educação, segurança permanecem esquecidas enquanto os benefícios e o poder fortalecem os maus instintos de grande parte de parlamentares.
Nildo Jose Formigheri
2022-07-12 11:12:53Esta lei deveria ser abrangente as forças armadas, faz parte do golpe do Bolsonaro, com este governo e congresso resta apenas a ditadura.