Câmara e Senado formarão grupo para discutir adiamento das eleições, diz Maia
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto), afirmou nesta terça-feira, 19, que o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, criará uma comissão formada por deputados e senadores para discutir o adiamento das eleições municipais, marcadas para outubro, em razão da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o parlamentar, a ideia predominante entre os parlamentares é...
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (foto), afirmou nesta terça-feira, 19, que o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, criará uma comissão formada por deputados e senadores para discutir o adiamento das eleições municipais, marcadas para outubro, em razão da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o parlamentar, a ideia predominante entre os parlamentares é a de alterar o calendário do pleito sem, contudo, prorrogar os mandatos de prefeitos e vereadores. Ou seja, as eleições ainda ocorreriam neste ano.
“O presidente Davi vai constituir um grupo junto com a Câmara para que nós possamos discutir a questão da data da eleição: se nós vamos mantê-la no mesmo dia, ou se a decisão do parlamento vai ser modificá-la dentro do próprio mandato. Então, seria o adiamento da eleição sem prorrogação de mandato. Isso, pelo que vi ontem na reunião de líderes, é uma posição quase de unanimidade”, disse em coletiva na Câmara.
Maia acrescentou que, em meio às discussões, Luís Roberto Barroso, que assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral na segunda-feira, 25, também será consultado. Na última terça-feira, 12, o ministro afirmou que, se fosse necessário mudar o calendário eleitoral, a corte faria a interlocução com o Congresso, a quem cabe deliberar sobre o tema. “Tenho afirmado que, em junho, com base em dados médicos e sanitários, teremos um quadro definido”, escreveu no Twitter.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)