Brasil tem deflação pelo terceiro mês seguido
O Brasil registrou deflação pelo terceiro mês consecutivo, informou o IBGE nesta terça-feira (11). O fato não ocorria no país há 24 anos. Em setembro, o IPCA recuou 0,29%. Em agosto, o índice havia caído 0,36% e, em julho, 0,68%. No ano, a inflação acumulada é de 4,09% e, nos últimos 12 meses, de 7,17%. O resultado...

O Brasil registrou deflação pelo terceiro mês consecutivo, informou o IBGE nesta terça-feira (11). O fato não ocorria no país há 24 anos. Em setembro, o IPCA recuou 0,29%. Em agosto, o índice havia caído 0,36% e, em julho, 0,68%.
No ano, a inflação acumulada é de 4,09% e, nos últimos 12 meses, de 7,17%. O resultado foi puxado pela queda nos preços dos combustíveis.
“Os combustíveis e, principalmente, a gasolina têm um peso muito grande dentro do IPCA. Em julho, o efeito foi maior por conta da fixação da alíquota máxima de ICMS, mas, além disso, temos observado reduções no preço médio do combustível vendido para as distribuidoras, o que tem contribuído para a continuidade da queda dos preços”, disse o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, em nota.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
PAULO JOSE DE SOUZA MEIRELES
2022-10-11 14:31:33A Black Friday do Bolsonaro para tentar vencer a eleição. Ele aumentou o produto, ou melhor, a inflação, por causa da sua ineficiência, e agora quer vender para o brasileiro num patamar mais baixo, mas num valor ainda alto. O produto, ou melhor, a inflação, deveria ser de 3,5%, no máximo 5%. Vender de 10% por 7%, um produto que deveria ser no máximo 5%, é enganar o consumidor, pois está 40% mais alto. Lula/Meirelles 13
Ivan
2022-10-11 11:33:11Ao contrario da crença popular, deflação não é uma coisa boa. Se persistir leva a estagnação e a recessão. Os consumidores e investidores passam a adiar compras à espera de que os preços caiam mais ainda.
Amaury G Feitosa
2022-10-11 10:51:28Se o ignaro canelau oPTar por eleger o ladrão acausado de assassino a insanidade nacional estará certamente comemorando uma inflação de 100% ao ano como a Argentina que logo nos tornaremos isto se tivermos sorte se não uma Nicarágua ou Cuba lixo e aí o canelau vai adorar pois a libreta substituirá o Auxílio Brasil que lá é pago pelo canelau com gêneros limitados que deveriam dar para um mês mas só chega pruma semana e olhe lá ... mas tem uma coisa boa deixaremos de ser um país de obesos.