Boris Johnson abre a COP26 com presença de Biden; Bolsonaro segue na Itália
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson (foto), abriu oficialmente com um discurso a 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas para a Mudança Climática nesta segunda, 1º de novembro. Ele afirmou que a COP26 é o momento de desarmar a bomba do aquecimento global, em benefício das próximas gerações. “As crianças que nos julgarão...
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson (foto), abriu oficialmente com um discurso a 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas para a Mudança Climática nesta segunda, 1º de novembro. Ele afirmou que a COP26 é o momento de desarmar a bomba do aquecimento global, em benefício das próximas gerações.
“As crianças que nos julgarão são as crianças que ainda não nasceram, e seus filhos. Agora nós estamos no centro do palco diante de um vasto e incontável público da posteridade e não devemos distorcer nossas falas ou perder nosso objetivo, porque se falharmos, eles não vão nos perdoar. Eles saberão que Glasgow foi o ponto de inflexão quando a história não mudou. Eles vão nos julgar com uma amargura e ressentimento muito maior que os dos ativistas dos climas de hoje. E eles estarão certos", disse Johnson.
"Nós temos as ideias, nós temos a tecnologia, nós temos os banqueiros. Nós temos a cooperação com as ONGs, temos os intérpretes, as salas de reuniões e ainda temos a hospitalidade imbatível de Glasgow. Podemos não nos sentir ou ter a aparência de James Bond, mas temos a oportunidade e a obrigação de fazer deste encontro o momento em que a humanidade finalmente começará a desarmar esta bomba. Este é o momento de começar de maneira irrefutável a mudar a maré e lutar contra a mudança climática. Sim, vai ser difícil. Mas, sim, nós podemos fazer isso. Então vamos começar a trabalhar com toda a criatividade, imaginação e a boa vontade que temos", afirmou o primeiro-ministro.
O Reino Unido, que este ano deixou de fazer parte da União Europeia, é o país que apresentou a meta mais ambiciosa para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Johnson fala em cortar as emissões em 78% até 2035.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estava na plateia. Estima-se que 120 chefes de estado e de governo estejam presentes em Glasgow.
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, não irá para a COP26. Ele foi para a Itália para participar de uma reunião do G20, que já terminou, e seguirá no país. Nesta segunda, Bolsonaro receberá o título de cidadão honorário na cidade de Anguillara Vêneta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Waldemar
2021-11-01 20:56:48A ausência do representante maior dos brasileiros na COP26 é a mostra maior de que não há compromisso sério com gerações futuras e o patrimônio verde de nossa terra. A China, grande vilã do aquecimento global e das emissões, não esteve lá presencialmente. Os americanos e europeus, se escondem como acusadores dos outros, mas são culpados pela devastação de sua vegetação e geração de lixo.Cada qual com seus pecados, mas façam algo já.
Maria Dorcina de Queiroz
2021-11-01 15:23:12Cidadão honorário numa cidade de 4.000 habitantes. Que idiota!
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-11-01 13:48:36e faz muito bem .. o Brasil é o país menos poluente e mais preservado das grandes economias . nossos interesses são outros só imbecis ou vendidos não querem enxergar algo tão óbvio.
Otavio
2021-11-01 13:25:23A ausência de bolsonaro não faz diferença. Uma oportunidade a menos para ouvir as baboseiras e mentiras dele. Somos párias internacionais graças a ele!
Mario
2021-11-01 11:21:57Cruzoé é muito ruim quando envereda pelo campo internacional. Inverte tudo. O que o Bozo inglês fala pouco tem a haver com a realidade. Como por ali dizem, é um homem de slogans, de retórica, mas sem qualquer estratégia. E o povo de uma país com a maior desigualdade da Europa que se exploda. Semana passada, por exemplo, ele ajudou a criar uma lei permitindo despejar o esgoto sem tratamento em rios e mares por que o Brexit e a pandemia causaram falta de produtos químicos de tratamento da água.
ADIR
2021-11-01 11:14:29Esse lixo iria fazer o que lá? Nos envergonhar mais?? Ele (Bozo) ser um animal irracional e inepto, até que vai, mas esse mesmo verme ser presidente do país e ser admirado por gente dita inteligente é o que me causa embrulho no estômago!