Bolsonaro recua e faz aceno ao STF: 'Nunca tive intenção de agredir quaisquer dos poderes'
O presidente Jair Bolsonaro (foto) recuou em relação aos ataques ao Supremo Tribunal Federal e, em uma nota pública, afirmou nesta quinta-feira, 9, que jamais teve a intenção de "agredir quaisquer dos poderes" e acrescentou que a harmonia entre os as instituições é uma determinação constitucional que "todos, sem exceção, devem respeitar". Bolsonaro disse que...
O presidente Jair Bolsonaro (foto) recuou em relação aos ataques ao Supremo Tribunal Federal e, em uma nota pública, afirmou nesta quinta-feira, 9, que jamais teve a intenção de "agredir quaisquer dos poderes" e acrescentou que a harmonia entre os as instituições é uma determinação constitucional que "todos, sem exceção, devem respeitar".
Bolsonaro disse que "boa parte" das divergências são resultado de "conflitos de entendimento" com o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que apura a difusão de notícias falsas e ataques a integrantes do STF. Reconheceu, entretanto, que "na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de 'esticar a corda', a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia".
Depois de dizer, durante os atos do Sete de Setembro, que não mais cumpriria as decisões de Moraes, Bolsonaro deu um passo atrás. O presidente declarou que suas falas foram embaladas pelo "calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum".
"Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal", anotou.
A manifestação do presidente foi divulgada logo após uma reunião com Michel Temer em Brasília.
Confira a íntegra da nota:
No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer:
- Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar.
- Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news.
- Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.
- Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum.
- Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes.
- Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal.
- Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país.
- Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição.
- Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles.
- Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Julio
2021-09-11 15:25:35Precisou do Vice da Dilma, para limpar a "M" que fez.
Luiz
2021-09-10 13:40:01SERGIO MORO 2022
Odete6
2021-09-10 07:07:44Geeeennnnteeee..... é porque o crápula patetóide 0,2, pelas ""ações no gabinete do ódio"" já tá na porta da cadeia conduzido pela mão do Ministro!!!! Isso explica tudo!!!!
Andréa Fabyane Barbosa de Souza
2021-09-09 22:31:41Bolsonaro fazendo o que ele sempre faz desde o início do seu desgoverno, mentiroso e frouxo. #Moro2022
AIRTON
2021-09-09 20:17:36Nunca teve intenção de agredir. Chamou o min. Alexandre de canalha. Covarde. Tudo q fala volta atrás. Rato covarde.
Maria
2021-09-09 19:51:56#SERGIOMORO22
Maria
2021-09-09 19:51:21#FORABOLSONARO
Jan
2021-09-09 19:25:37E o presidente Bolsonaro (argh!!), alertado de que o rastilho da pólvora do Empeachment estava chegando nos fundilhos...ARREGOU!! E deixou o gado à pé na estrada. Mas só quem é muito inocente vai acreditar nessa tal Carta de ventríloquo. Mudou? Mudará? Duvideodó!!!
O Conselheiro
2021-09-09 19:22:47Se não cumprir a palavra, a saber, atentar por palavras e atos contra as Instituições e a nossa democracia, só uma resposta cabível: impeachment!!
MARCOS
2021-09-09 19:13:19GRANDE MICHEL TEMER. O PODEROSO CHEFÃO.