Bolsonaro emporcalha o Brasil diante do mundo todo
Depois de meses trabalhando dia e noite para abalar a confiança dos brasileiros nas urnas eletrônicas, o presidente deu hoje um passo além e tentou demolir a confiança dos países estrangeiros em nossa democracia
Jair Bolsonaro encerrou há pouco sua apresentação para os representantes diplomáticos de cerca de 40 países. Depois de meses trabalhando dia e noite para abalar a confiança dos brasileiros nas urnas eletrônicas, ele deu um passo além: procurou demolir a confiança do mundo todo não só em nosso sistema eleitoral, mas na própria democracia brasileira.
Bolsonaro não disse apenas que não se pode confiar na votação que ocorrerá em outubro. Convidou os diplomatas estrangeiros a deixar a posição de estrangeiros e assumir o ponto de vista dele. Melhor dizendo, tentou constrangê-los a tanto.
O presidente também mostrou o STF e o TSE como instituições irreparavelmente corroídas pela desonestidade e pelo partidarismo político. Edson Fachin foi descrito por ele como o "juiz que libertou Lula". Luís Roberto Barroso, como o “advogado do terrorista Battisti". Aquilo que já seria inapropriado do ponto de vista da relação entre poderes, torna-se inacreditável quando pronunciado diante de países estrangeiros.
O evento não constou da agenda oficial do presidente. Mas aconteceu num espaço oficial, contando com recursos oficiais. Para efeitos legais, aqui no Brasil, o candidato se misturou com o presidente. Mas para o mundo não há confusão nenhuma: os diplomatas que estiveram presentes ao evento levaram para seus governos a mensagem de que o Brasil voltou a ser uma república de bananas, um país ridículo com instituições ridículas. Acompanhado pela cúpula das Forças Armadas, Bolsonaro empregou o "nós" em pelo menos dois momentos, para se referir a elas. Usou como pretexto o fato de ele ser o comandante supremo das Forças, mas o fato é que desde 1985 um presidente não apagava assim de maneira tão cabal a distância que deveria ser mantida entre ele e as instituições armadas.
O evento desta tarde poderia ser descrito como uma vergonhosa, absurda, grotesca lavagem de roupa suja em público. Mas o que Bolsonaro fez foi emporcalhar a imagem do país. É difícil saber se o Brasil conseguirá se recuperar desse golpe. Se o Congresso não considerar que desta vez Bolsonaro foi longe demais, talvez seja melhor assumir que estamos mesmo no inferno e deixar toda esperança do lado de fora.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lucia/bh
2022-07-20 08:08:18Bolsonaro errou ao levar o problema para fora, mas o que ele disse é o que lemos todos os dias nessa revista...fim da lava jato,interferência do STF...descondenaçao de um BANDIDO e por aí vai...so discordo qdo fala das urnas
Leonor Ferreira Bertone
2022-07-20 07:26:46Esposa que fala mal do marido mas não se divorcia dele por razões de insuficiência pessoal.
Maria De Fatima Carvalho Gabriel
2022-07-19 18:40:13Sabe, sr. jornalista, emporcalha por que os senhores e todo o sistema assim querem, desejam. Voces odeiam o presidente. Por que o ex presidente não emporcalha o Brasil? Só por que o stf o descondenou? O presidente apenas falou de suas duvidas. Nada demais. Tudo prá voces é motivo de vergonha, menos as falas de lula.
Francisco
2022-07-19 17:00:53Enquanto o Bolsonaro é atacado por todos os lados, o ex presidiário/descondenado voa em céu de brigadeiro. Assim, a eleição do homem mais honesto do mundo está garantida. Pobre país, somente vota em lixo.
Nelson
2022-07-19 15:17:41À toda evidência que nosso processo eleitoral já está comprometido, desde que o STF anulou 07 anos de combate à corrupção lançando Lula às eleições com a "fantasia de mártir", sob a qual padecemos todos por suas danosas consequências. Bolsonaro falou aos embaixadores como Chefe de Estado. Namastê!
Nelson
2022-07-19 15:05:39Espero que as O Antagonista/Crusoé não venham chorar as mágoas com seus leitores/assinantes, quando forem novamente censuradas pelo STF ou pelo Controle Social da Mídia, a ser implantado pelo futuro governo do PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Que é o que parece quererem. Namastê!
Antonio
2022-07-19 14:55:08O cara deve ser responsabilisado por esta atuação ridícula.Está na hora de pagar para ver.
Ana Galdino dos Santos
2022-07-19 14:50:41Seria excelente q Bolsonaro fosse obstinado para resolver os problemas do BR como é para desclassificar as urnas eletrônicas.
Jose Antonio Torres
2022-07-19 14:47:13PAÍS DE FAZ DE CONTA, TAÍ MANÉ.
Maria
2022-07-19 14:19:09👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 🤢🤮