Bolsonaro diz que tamanho de terras indígenas no país é 'abusivo'
O presidente Jair Bolsonaro (foto) afirmou, nesta terça-feira, 11, que o tamanho do espaço demarcado como terra indígena em território brasileiro é “abusivo”. O chefe do Executivo abordou o tema durante a cerimônia de transferência do Conselho Nacional da Amazônia Legal do Ministério do Meio Ambiente para a Vice-Presidência da República. "Deixo bem claro que...
O presidente Jair Bolsonaro (foto) afirmou, nesta terça-feira, 11, que o tamanho do espaço demarcado como terra indígena em território brasileiro é “abusivo”. O chefe do Executivo abordou o tema durante a cerimônia de transferência do Conselho Nacional da Amazônia Legal do Ministério do Meio Ambiente para a Vice-Presidência da República.
"Deixo bem claro que ninguém é contra dar devida proteção à terra dos nosso irmãos índios. Mas, não da forma como foi feito. Hoje em dia reflete 14% do território nacional demarcado como terra indígena. É um tanto quanto abusivo", argumentou Bolsonaro.
O chefe do Palácio do Planalto acrescentou que é importante “passar a imagem” de que a Amazônia pertence ao Brasil. “No ano passado, um chefe de Estado da Europa ousou dizer que a soberania sobre a Amazônia não era nossa. Nós temos então que nos preparar, implementar políticas que passem a imagem de que a Amazônia é nossa. Que queremos que ela seja preservada e que seus bens não fiquem lá, escondidos para sempre”, pontuou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Milton
2020-02-12 14:45:17Abusivo são as propriedades dos políticos que se apoderaram ao longo dos seus mandatos políticos.
Ivo
2020-02-12 10:35:40Embora não seja fã do linguajar do capitão, concordo que a extensão das terras reservadas aos índios são exageradas.
ANTÔNIO
2020-02-12 10:23:52Pura contradição do presidente. Se tem uma coisa que o presidente não faz é "passar a imagem de que a Amazônia pertence ao Brasil".
GIGI
2020-02-12 08:48:33Fiquei impressionada com os comentários agressivos na esteira desse artigo. Respeito idéias , mas não vi nenhuma, só baixaria. Na verdade, é terra demais para pouco índio totalmente despreparado para protegê-la e mantê-la. Daí a gringada tem tomado conta a ponto de dizer que a Amazônia é de todos, ou terra de ninguém. Sou a favor de fincarmos o pé na Amazônia e começar a explorá-la para o Brasil e para os brasileiros, incluindo os indígenas que lá habitam com proteção ambiental.
MarcoA
2020-02-12 08:47:49O capitáo precisa estudar mais, segundo a constituiçáo, indio náo tem terra alguma, as terras sáo da uniáo,,,além disso sáo reservas, areas de conservaçáo, assim como parques nacionais,,,,,o cara é muito ruim, e fraco
Elke
2020-02-11 23:44:51...e quem continua explorando e quer acabar c os pouqissimos 14% são os euro-descendentes, as cabeçadas de ponte dos Europeos e Euro-americanos para a exploração. Inclusive os esquerdistas. Pq esquerdistas tb não são ambientalistas e nem defensores de índios. São apenas capitalistas e egoistas vermelhas...
ÉLIDE
2020-02-11 23:37:51Gente, tá bom é bastante terra pra pouca gente. Mas vamos pensar:- Quem eram os donos de tudo, antes de os europeus dizimarem sua população e tomarem.suas terras? Se são poucos não é por vontade deles, né?
Benedicto
2020-02-11 22:16:57Ele acha ser favor deixar os índios com pedaços de terra mesmo sabendo que invasores são os caras pálidas! Como faz falta estudar história do Brasiiiiiiiiilllll!
Roque
2020-02-11 21:46:13Também acho. Mas, cala a boca. Não te cries problemas. Parta já para a ação.
Sérgio
2020-02-11 21:27:55Nas mãos de Mourão, homem versado em selva, correto e patriota, fará o melhor para a Amazônia Legal e para a Pátria. Não se iludam.