Bolsonaro diz acreditar que índios trocam madeira por Coca-Cola e cerveja
O presidente Jair Bolsonaro (foto) voltou a atribuir a indígenas uma parcela da culpa pelo desmatamento ilegal na Amazônia. Sem apresentar provas, o chefe do Planalto afirmou acreditar que alguns índios trocam toras de madeira por Coca-Cola e cerveja. Bolsonaro fez o comentário nesta quinta-feira, 19, enquanto dizia que outros países precisam colaborar com o...

O presidente Jair Bolsonaro (foto) voltou a atribuir a indígenas uma parcela da culpa pelo desmatamento ilegal na Amazônia. Sem apresentar provas, o chefe do Planalto afirmou acreditar que alguns índios trocam toras de madeira por Coca-Cola e cerveja.
Bolsonaro fez o comentário nesta quinta-feira, 19, enquanto dizia que outros países precisam colaborar com o Brasil para a redução do desmate. Para explicar o entendimento, o presidente lembrou a imensidão da Amazônia, comparando-a à Europa Ocidental.
"Não é fácil você tomar conta de tudo aquilo. Agora, as críticas são potencializadas. Existe desmatamento ilegal? Existe. Acho que existe até, Saraiva, em alguns locais, índios que trocam uma tora por uma Coca-Cola ou uma cerveja. É possível? Acontece isso? Ou é próximo disso?", sugeriu, voltando-se a Alexandre Saraiva, superintendente da Policia Federal no Amazonas.
Desconcertado, o delegado não confirmou a informação. Saraiva disse somente que "já aconteceu de a madeira ser negociada por valores pífios em terra indígena e por indígenas". "Mas a grande causa do desmatamento é a fraude nos processos administrativos que foram gerados lá atrás", disse, citando os anos de 2010, 2017 e 2018.
Durante a live, em um recuo à bravata de que listaria os países que compram madeira ilegal do Brasil, proferida na durante a reunião da cúpula de líderes dos países que integram o Brics (Brasil, Rússia, Índia China e África do Sul), Bolsonaro alegou que não acusaria nenhuma nação "de cometer nenhum crime ou ser conivente de um crime". A identificação, disse, será somente das empresas que adquirem as toras ilegais.
“Nós temos aqui os nomes das empresas que importam isso e os países que elas pertencem. A gente não vai acusar o país A, B ou C de estar cometendo um crime. Mas empresas desses países, sim. Isso já está em processo. Isso vai se avolumar, no meu entender, ao ponto tal que se tornará não atrativo a importação de madeira ilegal”, alegou.
O presidente, entretanto, repetiu, que alguns países europeus buscam atingir o Brasil ao apostar na restrição da importação de materiais de países que desmatam. Para ilustrar o exemplo, mencionou o Reino Unido.
"Tem um projeto no Reino Unido que torna ilegal o uso de commodities por parte de empresas que importem material de países que realizam o desmatamento. Então, é um grande jogo econômico, que existe entre alguns países do mundo, em especial, para nos atingir, porque nós somos uma potência do agronegócio", declarou.
"Não podemos esquecer que, em 2021, será realizada na Inglaterra a Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Este projeto é um cartão de visitas que a Inglaterra está apresentando. Vai ser feito política em cima disso, com o objetivo, em grande parte, de atingir o Brasil", completou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
LUIZ
2020-11-20 19:11:01Os índios gostam de Coca-cola e cerveja, já tu, capitão cloroquina, segundo o MP, tem um filho que gosta muito de chocolate, tanto que vende tal produto, numa loja comprada com o dinheiro dos cariocas no famoso "rachid".
Lauro
2020-11-20 13:39:50Se fosse por Tubaína não teria problema.
Vimar
2020-11-20 12:01:55Como é que eu pude me deixar enganar e votar nessa fraude...
KEDMA
2020-11-20 11:07:37O Saraiva ficou numa saia justa. O PR gosta de jogar os problemas do governo no colo dos outros.
ANTÔNIO
2020-11-20 10:41:31O presidente é um completo imbecil. Pobre Brasil!
JOSÉ
2020-11-20 09:21:28Até quando??? Sempre apontando culpados. E ele, um DESASTRE!!!
Claudio
2020-11-20 07:39:35Bem provavel
Chris
2020-11-20 00:46:28Meu asco por esse sociopata é tanto que já não consigo ler mais que uma frase sobre as loucuras dele.
Roberto
2020-11-19 22:55:58Pode deixar o governo amanhã e ir trabalhar em programa de humor do sbt.
Emerson
2020-11-19 22:55:11O Bozo continua na teoria da conspiração do mundo contra o Brasil. É difícil entender que esse é o jogo é que o Brasil pode tirar um proveito enorme em trabalhar na “vibe” da Sustentabilidade? É muito Burro esse PR!