Na TV, Bolsonaro defende fim do confinamento: 'por que fechar escolas?'
Em pronunciamento oficial transmitido em cadeia nacional nesta terça-feira, 24, o presidente Jair Bolsonaro (foto) voltou a minimizar a crise do novo coronavírus e a atacar governadores e prefeitos. O chefe do Palácio do Planalto criticou o confinamento em massa e alegou que “algumas poucas autoridades” devem “abandonar o conceito de terra arrasada, com a...
Em pronunciamento oficial transmitido em cadeia nacional nesta terça-feira, 24, o presidente Jair Bolsonaro (foto) voltou a minimizar a crise do novo coronavírus e a atacar governadores e prefeitos. O chefe do Palácio do Planalto criticou o confinamento em massa e alegou que “algumas poucas autoridades” devem “abandonar o conceito de terra arrasada, com a proibição de transportes e o fechamento do comércio”.
Ao defender o fim do isolamento, Bolsonaro classificou como baixa a taxa de letalidade da doença e lembrou que o grupo mais suscetível à infecção é formado apenas por idosos. “Então por que fechar escolas? Raros são os casos fatais de pessoas sãs, com menos de 40 anos de idade. 90% de nós não terá qualquer manifestação caso se contamine”, pontuou.
Quando abordou a gravidade da Covid-19, o presidente valeu-se da ironia. “No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado pelo vírus, não precisaria me preocupar. Nada sentiria ou seria, quando muito, acometido de uma gripezinha ou um resfriadinho, como bem disse aquele conhecido médico daquela conhecida televisão”, disse.
O chefe do Executivo alegou que, “quase contra tudo e contra todos”, conteve, com o apoio de sua equipe, a “histeria” e traçou estratégias “para salvar vidas e evitar o desemprego em massa”.
Bolsonaro culpou, mais uma vez, a imprensa pela “disseminação do pânico”. “Grande parte dos meios de comunicação foram na contramão. Espalharam exatamente a sensação de pavor, tendo como carro-chefe o anúncio de um grande número de vítimas na Itália, um país com grande número de idosos e com clima totalmente diferente do nosso.”
O presidente também elogiou o trabalho do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. "O doutor Henrique Mandetta vem desempenhando um excelente trabalho de esclarecimento e preparação do SUS para atendimento de possíveis vítimas", afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ercilia
2020-03-28 11:14:03O presidente, depois dessas falas insensíveis e fora de hora, perdeu meu respeito e minha confiança. Fez piada , faroleiro , irônico e insensível. Lembrou o besteirol do Lula. Meu voto não terá mais. Viva a equipem-se saúde
Eduardo Duprat
2020-03-25 20:11:54Política, política, política,... Precisamos pensar no Brasil com seriedade e não com oportunismo. Esse oito ou oitenta vai levar ao sofrimento a grande maioria dos trabalhadores deste país. Sustento de família custa dinheiro e este nos chega em troca do trabalho. Se o problema maior se situa na faixa dos idosos - e assim mesmo com outros sérios problemas de saúde -, por que destruir uma economia num sério trabalho de recuperação e crescimento? Jovens e saudáveis devem voltar ao trabalho.
Alberto
2020-03-25 19:45:50Você quer quarentena, ficar em casa? Mas exige um frentista e posto de combustível aberto! Exige o mercado aberto com atendentes, senão você surta! Quer ficar em casa? Mas o farmacêutico e balconista tem que estar lá pra te servir,né? Claro, mas Deus o livre se o caminhoneiro parar né? A coleta de lixo tem que estar em dia pelos garis. Os hospitais tem que permanecer abertos para o caso de vc ter alguma emergência. O Presidente está SUPER CERTO!
Ruy Pigatto
2020-03-25 10:19:09Fiquemos num item bem nosso conhecido por problemas no ano passado: TRANSPORTE RODOVIÁRIO. Imagine nossas estradas sem postos de abastecimento, borracharias, restaurantes, etc., todo mundo confinado. Para quantos dias teríamos ainda comida. Acorda gente: infelizmente nossa imprensa só pensa naquilo: __der com o Presidente. Ao invés de discutirem o drama, se fixam no seus problemas de caixa com saudades da "boquinha petista" ... Infelizmente para o Brasil.
Ivanhoé
2020-03-25 10:16:46Não sei qual pandemia é pior, se é a do Wuhan vírus ou a da desinformação que causa o pânico e a histeria, que formam o clima propício para os oportunistas e manipuladores. Gostaria de saber o que impede os jornalistas de investigarem o número de pessoas que se livraram do Wuhan vírus, que deve ser em quantidade muito superior ao número de mortos. Por que não apenas reproduzir a fala do presidente, em vez de pulverizá-la em inúmeras citações entre aspas e insinuações? Mais jornalismo, please!
Jose
2020-03-25 09:47:17Voltei no Bolsonaro. Ainda é muito melhor que a esquerda. Agora, repetir o que o Trump fala, palavra por palavra, não me parece uma atitude de um presidente de um país, do tamanho do nosso. Para quem foi o discurso dele ontem a noite? Parecia um vereador falando. Se é para fazer o que ele falou, por que não manda fazer, com a autoridade de presidente. Se tiver coragem, proíba fechar as escolas e o comércio. Pare de falar como candidato e aja
JONTATHAS
2020-03-25 09:37:12nunca tive políticos de estimação. Gostei quando tiraram os PTralhas do poder. começo ver o Brasil andar, porém o Pres. Bolsonaro e seus filhos, dizem muita merda. assim dão munição para essa imprensa falar o que bem quer. se eles falassem menos, seria melhor.
Luiz
2020-03-25 09:27:44Arriscou e perdeu. Muitas pessoas que apoiavam as opiniões do Bolsonaro, passaram a criticá-lo desde o pronunciamento. Até quando Mandetta vai aguantar essa atrapalhação presidencial?
Miguel
2020-03-25 09:25:32O governo tendo que trocar os 4 pneus com o carro andando, e, grande parte da mídia, formada nas universidades aparelhadas pela esquerda; congressistas corruptos que perderam a indicação de cargos no toma lá dá cá; governadores que se elegeram surfando na “onda Bolsonaro” e comentaristas cujos candidatos foram derrotados em 2018, por INCOMPETÊNCIA, apesar de gastarem FORTUNAS e conseguirem 1%, 2 % de votos, todos MAUS PERDEDORES e que torcem DESCARADAMENTE pelo QUANTO PIOR MELHOR.
AMELIA
2020-03-25 09:09:10ESTE VIRUS FOI FABRICADO EL LABORATORIO PELOS CHINESES Para DESTRUIR A ECONOMIA CAPITALISTA do OCIDENTE ! ESPALHARAM-NO POR UMA CIDADE CHINESA QUE PROGRAMARAM "CONFINAR". ORGANIZARAM TUDO ,DEIXANDO PROJETADO ATÉ HOSPITAL DE CAMPANHA , QUE FOI CONSTRUIDO EM 10 DIAS .(10 DIAS!!!) DESENVOLVERAM TESTES DE DETECÇÃO DO VIRUS E ATÉ VACINA- EM 5 MESES ???? DEPOIS DE ESPALHAR O VIRUS PELO MUNDO, COMEÇAM A DESATIVAR O "ESQUEMA" !!! NÃO COMPREMOS TESTES NEM VACINAS CHINESES!!! BOICOTEMOS PRODUTOS CHINESES