Reprodução

Biden cumprimenta príncipe saudita com soquinho, mas aperta a mão do rei

15.07.22 16:29

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aterrissou hoje em Jeddah, na Arábia Saudita, após uma viagem a Israel. Ao descer da limusine e caminhar em direção ao palácio real Al Salam, ele foi recebido pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

Com Biden sério e o príncipe esboçando um leve sorriso, os dois trocaram um soquinho (foto). Depois, caminharam lado a lado sem trocar palavras até o local onde estava o rei Salman. Então, o presidente e o monarca trocaram um longo aperto de mãos.

Mais descontraído, então Biden sentou-se para conversar com o rei, com o príncipe sentado em uma cadeira lateral, como mero acompanhante.

ReproduçãoCom o rei Salman, longo aperto de mãos
Todos os gestos foram cuidadosamente calculados para enviar mensagens para americanos e para o príncipe. Biden entrou na Casa Branca, em janeiro de 2021, prometendo transformar a Arábia Saudita em um pária internacional. A birra era principalmente com o príncipe Mohammed bin Salman que, segundo a agência de inteligência americana CIA, ordenou o assassinato e o esquartejamento do jornalista Jamal Khashoggi em um consulado saudita em Istambul. Biden também anunciou que os Estados Unidos manteriam relações com o rei, e não com o príncipe.

Biden, contudo, não poderia simplesmente desprezar uma viagem para a Arábia Saudita, uma vez que o país tem se aproximado de Israel para conter o Irã e pode mandar mais petróleo aos americanos.

Com o clima tenso, a recepção de Biden foi bem menos acalorada do que a de Donald Trump, seu antecessor. Em 2017, Trump foi acolhido pelos sauditas com uma dança de espadas, que segundo o próprio rei Salman explicou, era um ritual de guerra. Kashoggi foi assassinado no ano seguinte.

Shealah CraigheadShealah CraigheadTrump é recebido com dança de espadas, em 2017
A passagem de Biden nesta sexta foi bem mais sisuda. No aeroporto, ele foi recebido por dois membros da família real, sem muita pompa. Dois minutos depois, já estava na limusine que o levou ao palácio real.

Depois do encontro com o rei, Biden teve uma “reunião de trabalho” a portas fechadas com o príncipe Mohammed bin Salman e outros ministros. Ao sair, o presidente americano disse que deixou claro para o príncipe o que ele pensava sobre o assassinato de Khashoggi quando o crime aconteceu e neste momento. “Deixei claro para ele qual era minha visão“, disse Biden.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Antes de sentar na cadeira, é valentão. Depois que senta, vira pragmático. Serve para todos os políticos.

  2. Essa é outra subespécie de primitivos assassinos. Assim como o mini-russo, merece é todo o desprezo do planeta inteiro. Difícil engolir a alegação ""dos interesses do Estado"", tanto mais grave com manifestações de simpatia.

Mais notícias
Assine agora
TOPO