BH leva à sanção proposta com passe livre aos finais de semana, feriados e em favelas
A Câmara Municipal de Belo Horizonte encaminhou ao Executivo na quarta-feira, 5, um projeto de lei para reavaliar a política de subsídios das passagens de ônibus da cidade. Se sancionado de maneira integral pelo prefeito Fuad Noman (PSD), o texto pode tornar a capital mineira a maior cidade do país a oficializar o passe livre,...
A Câmara Municipal de Belo Horizonte encaminhou ao Executivo na quarta-feira, 5, um projeto de lei para reavaliar a política de subsídios das passagens de ônibus da cidade. Se sancionado de maneira integral pelo prefeito Fuad Noman (PSD), o texto pode tornar a capital mineira a maior cidade do país a oficializar o passe livre, ainda que em situações específicas.
O texto prevê a isenção das passagens em linhas que operam em vilas e favelas da cidade, durante todos os dias da semana. Além dessas linhas alimentadoras, os vereadores aprovaram a criação de auxílio-transporte para pessoas em tratamento no SUS e famílias em vulnerabilidade social.
Os vereadores ainda deram a permissão para o Executivo abrir até 25,8 milhões de reais em créditos extras para implementar o transporte gratuito para toda a população aos sábados, domingos e feriados.
O projeto que aguarda sanção trata, principalmente, de medidas emergenciais para a redução do preço da passagem de ônibus municipal — que chegou a 6 reais em 2023. O texto garantiu 512 milhões em créditos complementares, garantindo que a passagem volte a 4,50 reais.
Como Crusoé contou no início do ano, a tese do passe livre passou, em dez anos, de uma proposta vista como utópica nas manifestações de junho de 2013 a um projeto urbanístico factível e que está sendo colocado em prática em dezenas de cidades. Mais que isso, será uma arma política nas eleições do ano que vem.
Leia na CRUSOÉ: Os primeiros números da tarifa zero em Balneário Camboriú
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)