Bem além do Museu Nacional
Depois do incêndio no bicentenário Museu Nacional, no Rio, não faltam alertas sobre o abandono de outros prédios históricos. Para citar só três na capital carioca, a Controladoria-Geral da União (CGU) apontou falhas críticas no Palácio Itamaraty, no Forte de Copacabana e na Igreja da Antiga Sé. Os relatórios foram finalizados no mês passado. A...
Depois do incêndio no bicentenário Museu Nacional, no Rio, não faltam alertas sobre o abandono de outros prédios históricos. Para citar só três na capital carioca, a Controladoria-Geral da União (CGU) apontou falhas críticas no Palácio Itamaraty, no Forte de Copacabana e na Igreja da Antiga Sé. Os relatórios foram finalizados no mês passado.
A Igreja da Antiga da Sé, onde foram coroados Dom Pedro I e Dom Pedro II, está em "péssimo estado de conservação", com "inúmeros danos na estrutura e acervo", registraram os auditores.
Já o Palácio Itamaraty, que foi sede da Presidência no século XIX, está com "paredes e tetos infiltrados, inclusive acarretando danos nas pinturas".
O Forte de Copacabana, por sua vez, tem "graves problemas de infiltração" em diversos pontos. Os fiscais se surpreenderam logo na entrada: "O portão se encontrava acomodado no chão, próximo ao acesso dos visitantes, a céu aberto, sujeito aos efeitos do tempo".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Agente 86
2018-09-03 23:13:52Governança é uma palavra que não se aplica ao Rio de Janeiro. Pedir (e roubar) dinheiro público é tudo o que os gestores daquele estado sabem fazer - particularmente nas universidades públicas. A não ser que aprendam a se auto-governar, é preferível ver tudo e todos queimando no inferno.
IGLU
2018-09-03 22:50:03DESEJO PERGUNTAR À CRUSOÉ QUANTO GANHAM ( SALÁRIO ) OS COMPONENTES DA REITORIA DA UFRJ RESPONSÁVEL PELA MANIUTENÇÃO E SUPORTE DO MUSEU NACIONAL- (REITOR, PRÓ-REITORES, GABINETES,). QUE EU SAIBA, SÃO FILIADOS AO PSOL, PCB E PC DO B. E DESEJO SABER SE A CULPA DO TORRESMO FEITO COM O ACERVO DO MUSEU É DOS BOMBEIROS, DA FALTA DE VERBAS , DO DESCASO FEDERAL OU MESMO DOS GUARDINHAS (4) QUE CONSEGUIRAM ESCAPAR. AGRADEÇO AS INFORMAÇÕES. FAÇO A PERGUNTA PORQUE GOSTARIA REALMENTE DE SABER.
Marcos
2018-09-03 22:03:53Em 2014, durante a copa, houve uma greve nos museus do Rio para denunciar o descaso. Haviam vários funcionando sem alvará do corpo de bombeiros. Isto tem que mudar. Os responsáveis devem ser identificados, responsabilizados e punidos. Não ter recursos é compreensível, mas aplicar mal não, muito menos se omitir diante de sucessivos relatórios denunciando os riscos! E a responsabilização tem que chegar à reitoria da UFRJ e ao MEC, nestas gestões e nas passadas.
ANALU
2018-09-03 21:00:09A CGU se esqueceu da Biblioteca Nacional? Tem os mesmos problemas do Museu!
Roberto
2018-09-03 17:49:31Que absurdo que o portão está ao relento. Nossa ainda bem que vocês avisaram. Precisamos urgente mandar alguém lá guardar em algum lugar.
Helio
2018-09-03 17:29:32O fato de não ter havido nenhuma demissão, punição, prisão de nenhum responsável por essa tragédia revela a pasmaceira e indiferença das autoridades constituídas, com o patrimônio nacional. Fosse no Japão ou qualquer país decente, com certeza todos diretamente envolvidos com a administração do Museu já teriam cometido o haraquiri, de tanta vergonha. Mas como bons psolistas não estão nem aí para o que aconteceu e seguirão recebendo seus imerecidos salários mensais, normalmente.
Aires
2018-09-03 16:54:03Isso sem contar a Biblioteca Nacional. Seria melhor devolve-la à Portugal...