BC multa Banco Banif por operações de câmbio fraudulentas
O Banco Central multou o falido Banco Internacional do Funchal, Banif, por operações de câmbio ilegais, falta de políticas para evitar lavagem de dinheiro e por deixar de comunicar ao Conselho de Controle de Atividade Financeiras, o Coaf, transações classificadas como suspeitas ou atípicas. A decisão foi divulgada nesta terça-feira, 3, pelo Banco Central. O...
O Banco Central multou o falido Banco Internacional do Funchal, Banif, por operações de câmbio ilegais, falta de políticas para evitar lavagem de dinheiro e por deixar de comunicar ao Conselho de Controle de Atividade Financeiras, o Coaf, transações classificadas como suspeitas ou atípicas.
A decisão foi divulgada nesta terça-feira, 3, pelo Banco Central. O total da multa ao Banif é de cerca de 1 milhão de reais. Por deixar de “verificar a legalidade de operações de câmbio”, a multa imposta foi de 100 mil reais. Outros 500 mil reais terão que ser pagos pelo fato de o banco não implementar políticas e controles internos para evitar casos de lavagem de dinheiro.
O Banif ainda terá que arcar com uma multa de 99 mil dólares por não ter comunicado ao Coaf uma série de transações suspeitas e atípicas realizadas em suas agências.
O BC também aplicou multa a dois ex-funcionários do Banif. José de Mesquita Filho terá que pagar 48 mil reais pelas irregularidades em operações de câmbio. Já Renato Donatello Ribeiro foi multado em 100 mil reais pela ausência das política internas para evitar casos de lavagem de dinheiro e outros 9,9 mil dólares pela não comunicação de transações suspeitas ao Coaf.
Como mostrou Crusoé, a polícia de Portugal começou a rastrear o caminho de 1,5 bilhão de dólares que passaram pelas contas do falido Banif entre 2005 e 2015.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Miguel
2020-03-03 16:59:08EU VOU PRAS RUAS em 15 de março. O VÍRUS que mata os brasileiros há muitos anos é a CORRUPÇÃO.