BC eleva a Selic em meio ponto, para 13,75%
Netsa quarta-feira (3), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (foto) aumentou de novo a taxa básica de juros brasileira, o 12º aumento desde março do ano passado. Agora, com a alta de meio ponto percentual, a Selic chega a 13,75%, o maior valor desde novembro de 2016. No comunicado divulgado pela autoridade...

Netsa quarta-feira (3), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (foto) aumentou de novo a taxa básica de juros brasileira, o 12º aumento desde março do ano passado. Agora, com a alta de meio ponto percentual, a Selic chega a 13,75%, o maior valor desde novembro de 2016.
No comunicado divulgado pela autoridade monetária, ficaram claros os temores de que a inflação e indicadores externos pessimistas influenciaram na decisão do BC. “A inflação ao consumidor continua elevada, tanto em componentes mais voláteis como em itens associados à inflação subjacente”, escreveu o Banco Central, que ainda projeta um índice de 7,2% neste ano, bem acima da meta.
Segundo o Copom, o ambiente externo, impactado ainda pela pandemia e pela invasão russa na Ucrânia, mantém-se “adverso e volátil” e aponta para cenários de recessão global puxados pelos maus resultados de EUA e China. Na semana passada, o Fed (banco central americano) também elevou os juros, para 2,75%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)