Barroso: "sou um ator institucional, não um ator político"
Luís Roberto Barroso (foto) se pronunciou publicamente pela primeira vez nesta sexta-feira (29) após a crise em torno de sua declaração, no último domingo (24), de que as Forças Armadas estariam sendo orientadas a atacar o processo eleitoral brasileiro. Sem mencionar o episódio, criticado por Jair Bolsonaro e militares, o ministro disse que é “um...
Luís Roberto Barroso (foto) se pronunciou publicamente pela primeira vez nesta sexta-feira (29) após a crise em torno de sua declaração, no último domingo (24), de que as Forças Armadas estariam sendo orientadas a atacar o processo eleitoral brasileiro.
Sem mencionar o episódio, criticado por Jair Bolsonaro e militares, o ministro disse que é “um ator institucional, não político”, em defesa da própria isenção.
Barroso participou do encerramento de um seminário promovido pelo TRE-RJ para juízes e desembargadores com atuação eleitoral. O ministro do STF e ex-presidente do TSE palestrou sobre a segurança e a integridade do sistema de votação do país, ao qual se referiu como “seguro, transparente e auditável”.
"Gostaria de dizer: sou, como todos os juízes são, um ator institucional, não um ator político. E, portanto, meus compromissos são com a interpretação e a defesa da Constituição", declarou Barroso na abertura da palestra.
"A lógica de qualquer juiz não é uma lógica de amigo e inimigo. É a lógica do certo e do errado, do justo ou injusto, do legítimo ou ilegítimo", acrescentou.
Anteontem, Bolsonaro disse, durante um evento no Palácio do Planalto em defesa de Daniel Silveira, que Barroso não seria um democrata e acusou o ministro de mentir a respeito de um inquérito aberto em 2018 pelo STF.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marcelo
2022-04-30 10:52:53Infelizmente até na Crusoé, a área de comentários se transformou em um lugar comum do discurso oficial/oficioso. Barroso votou pela incompetência da 13a vara federal no PR. Mas, Gilmar também. E este parou de ser atacado pela patota do Telegram.
Jaime
2022-04-30 10:21:04...em QUE parte da Constituição este infeliz viu a possibilidade de ANULAR provas contra um criminoso? Suas ações, ministro do Capeta, foram e sempre serão, ORIENTADAS politicamente. Charlatão!
Eduardo
2022-04-30 10:10:30Daí para Holiúde é um pulo!
Amaury G Feitosa
2022-04-30 08:41:00Finalmente o dr. VERBOSO se define com absoluta precisão ... um ATOR e com todo respeito um triste canastrão ... para completar o séquito só faltam as bacantes e uma peça do grande Ésquilo na praça dos podres p.
Osmar
2022-04-30 08:24:02Barroso quem vc acha que engana? Vcs só fazem política barata sem terem sido s eleitos! Só defendem e soltam bandidos! Soltaram o maior bandido da esquerda que pilhou o país! Acabaram com a lava jato! Comparem a pena com as dos bandidos que vcs soltaram? 2 pesos e 2 medidas “STF” politicos de esquerda claríssimo!
Odete6
2022-04-30 04:42:33Exatamente, Sr. Ministro DR. LUÍS ROBERTO BARROSO. VOSSA EXCELÊNCIA é 1 das reservas nacionais de integridade, lucidez, sensatez e competência. A defesa do ridiculamente caricato "daniel "selveira"" teria recorrido, muito provavelmente a penalidade teria diminuído e estabilizado em justa proporção mas, claro, broncossauro, o s/ capacidade alguma de cognição e oportunista de sempre, Ñ resiste a aparecer e grotescamente meteu os pés pelas mãos. Resultado: + 1 lambança nessa baderna institucional!!
Nyco
2022-04-29 23:27:49Mudou a chave? Nem parece aquele juiz Barroso ativista político junto com a esquerdopata, Tabata Amara, lá nos States bradando: "Nós somos muito poderosos, nós somos a democracia, nós é que somos os poderes do bem”. kkk! ... ativismo na veia.
Amaury
2022-04-29 22:32:19Ao que parece, a lógica dos juízes, em sua maioria, parece ser a do incorreto e do injusto ou não teríamos tantos criminosos soltos por decisões de outros criminosos.
Erison Chagas lima
2022-04-29 21:57:43Ô Barroso, primeiro de tudo voce não é nenhum 'sua excelência' ok? Segundo: Vc já pronunciou votos muito bons, mas de vez em quando se comporta mais como um torcedor da "Fiel" do que como um juiz de verdade...
Nilson
2022-04-29 21:18:41Senhor Ministro não é o que parece, o que temos visto pelo stf nos ultimos tempos é muito ativismo politico, e muitos dos seus que sequer tiveram um voto popular se arvorarem como legisladores, executores e preocupados em aparecer na midia e nos holofotes. Se pelo menos focassem naquilo pra qual foram indicados que é debruçar-se sobre processos que se arrastam ha anos naquela instituição já prestariam um bom serviço a nação.