Barroso diz que ataque à Suprema Corte é uma “marca do populismo autoritário”
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, afirmou nesta segunda-feira (14) que o ataque à Suprema Corte é uma “marca do populismo autoritário”. Em Nova York, onde participa de um debate sobre o respeito à democracia, o magistrado disse que é papel do STF “limitar o poder político majoritário”, aplicando a Constituição. “Outra marca do...
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, afirmou nesta segunda-feira (14) que o ataque à Suprema Corte é uma “marca do populismo autoritário”. Em Nova York, onde participa de um debate sobre o respeito à democracia, o magistrado disse que é papel do STF “limitar o poder político majoritário”, aplicando a Constituição.
“Outra marca do populismo autoritário em todo o mundo é o ataque às Supremas Cortes. [...] O papel de uma Suprema Corte é interpretar e aplicar a Constituição. E o papel da Constituição é limitar o poder. De modo que, em última análise, o nosso papel é limitar o poder político majoritário. Em todas as partes do mundo, existe algum grau de tensão entre quem exerce o poder político majoritário e quem tem o papel de conter esse papel político majoritário, de limitar o poder das maiorias”, afirmou.
“Só não existe tensão entre o poder político majoritário e a Suprema Corte onde não haja democracia ou onde as Supremas Cortes tenham sido capturadas. Na Hungria, na Turquia, na Rússia e na Venezuela não existe mais democracia e mais liberdade do que no Brasil”, acrescentou.
Barroso disse ainda que todos os presidentes tinham queixas contra o STF, mas, segundo ele, a diferença é que nenhum dos antecessores de Jair Bolsonaro atacou os ministros da Suprema Corte.
“Nós não temos lado político. O nosso lado é o lado da democracia e das instituições”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
cristovao
2022-11-16 15:22:21BARROSO disse Eleições não se ganha se TOMA HIPOCRITAS HIPOCRITAS HIPOCRITAS que democracia é essa que vocês comentam? as de:Cuba, Venezuela, China, Coreia do Norte, Russia????????????
[email protected]
2022-11-15 13:18:14Essas manifestações não são marca de populismo autoritário, não, ministro Barroso. São demonstrações legítimas da insatisfação da maioria da população brasileira com os atuais integrantes do STF. Mais humildade e sensatez, senhor ministro.
VARLICE
2022-11-15 12:53:20Bem, se o papel de uma suprema corte (com minúsculas mesmo) é aplicar a Constituição, pergunto: o que os senhores estão fazendo que não trabalham para que isso aconteça? TODOS, sem exceção, inclusive o “nosso Kassio” e o “terrivelmente evangélico” servem a quem? Com certeza não ao país.
Radjalma Costa
2022-11-15 11:31:51O país de joelhos para a juristocracia. Usurpadores do poder, cínicos, ditadores travestidos de juízes da suprema corte, debocham dos pagadores de impostos, partipando de eventos, no mínimo estranhos a uma corte dessa natureza. No final, têm a desfaçatez de se comportar como vítimas da população mal-educada, segundo seu entendimento.
Vera
2022-11-15 08:40:27Barroso hipócrita! Qual foi o presidente que sofreu tanta interferência indevida do STF? Vendo agora o relatório das Forças Armadas sobre as eleições, a gente reconhece o importante papel de Barroso nessa farsa das eleições
Amyr G Feitosa
2022-11-14 14:45:11Que moral este sinistro que publicamente declarou a seus puxa sacos que "eleição não se ganha se toma"? Que moral tem este sujeito que ministro de uma suprema corte vai mais una vez a um país estrangeiro com seus pares denegrir o seu país? O grande erro deste governo imperdoável e inaceitável foi permitir estas cobras peçonhentas criar asas e em graves crimes atentar contra o Estado e contra a nação ... agora é tarde mas o novo Senado freará esta gente ousada e estupida e quem sobreviver verá.
KEDMA
2022-11-14 14:43:42Os três poderes no Brasil tem sua parcela de culpabilidade para o o atual momento que estamos vivenciando.
NESTOR
2022-11-14 13:47:59Ministro, a prepotência e a soberba de alguns de seus colegas vão jogar o país num conflito perigoso. Estão abusando e não deixando saída honrosa para seus adversários. Parecem querer o conflito....Fácil começar e nunca se sabe como termina. Mesmo sem ser bolsonarista, acho que estão indo longe demais.