Crusoé
22.06.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    Barroso anuncia medidas para ampliar 'ainda mais' transparência das urnas

    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso (foto), anunciou na sessão plenária da manhã desta quinta-feira, 12, a adoção de medidas para ampliar "ainda mais" a transparência do sistema de apuração de votos do processo eleitoral brasileiro. Barroso fez o comunicado dois dias após a Câmara rejeitar uma proposta de Emenda à...

    Crusoé
    3 minutos de leitura 12.08.2021 12:31 comentários 10
    Luis Roberto Barroso
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso (foto), anunciou na sessão plenária da manhã desta quinta-feira, 12, a adoção de medidas para ampliar "ainda mais" a transparência do sistema de apuração de votos do processo eleitoral brasileiro.

    Barroso fez o comunicado dois dias após a Câmara rejeitar uma proposta de Emenda à Constituição, de autoria da deputada Bia Kicis, aliada de primeira hora do Planalto, que previa a adoção do mecanismo adicional do voto impresso nas eleições. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, assegurou que não ressuscitará o debate no Salão Azul.

    O ministro voltou a explicar, detalhadamente, as justificativas para a postura contrária do TSE ao voto impresso. A mudança no sistema, disse Barroso, "faria mal à democracia brasileira e à integridade do sistema eleitoral". O magistrado citou riscos quanto à quebra do sigilo dos sufrágios, ao transporte e à contagem, por exemplo.

    Barroso declarou que, apesar de o tribunal não ter dúvidas da transparência ou da segurança do sistema eletrônico, implementará aprimoramentos em "respeito" e "consideração" às "pessoa de boa fé" que, durante o debate sobre o voto impresso, foram incutidas com dúvidas.

    De acordo com o ministro, a partir de outubro -- um ano antes do pleito de 2022 --, o código-fonte dos sistemas eleitorais ficará aberto para todos os partidos políticos e os técnicos que as legendas indicarem. Pelas regras anteriores, os dados eram disponibilizados seis meses antes das eleições. "O código-fonte são os programas que são inseridos na urna para a votação e computação dos votos. É o que faz o sistema funcionar", explicou.

    Além disso, o TSE vai enviar convites para que partidos participem da inseminação do programa nas urnas, "quando poderão verificar, por seus técnicos, que o programa inserido é exatamente o que foi aprovado, assinado e lacrado".

    "Não há como fraudar o programa uma vez lacrado e nós queremos fazer isso com a participação e na frente de todos os partidos políticos, além do Ministério Público e da Polícia Federal que já participam normalmente desse momento", completou Barroso.

    Em outra ponta, a corte eleitoral criará uma comissão externa composta por pessoas da sociedade civil e instituições públicas para fiscalizar cada etapa do processo. Afora isso, o TSE avalia ampliar o número de urnas que participam do "teste de integridade", uma votação paralela em que os sufrágios são impressos e depois conferidos no boletim de urna.

    Diários

    Centralizar combate ao crime é "contradição", diz relator da PEC da Segurança

    Guilherme Resck Visualizar

    Crusoé n° 372: Referendo sobre o STF

    Crusoé Visualizar

    Israel alerta sobre "campanha prolongada" contra o Irã

    Crusoé Visualizar

    A CPMI do INSS e a solução Mendonça Filho

    Wilson Lima Visualizar

    A ameaça de Davi Alcolumbre

    Wilson Lima Visualizar

    Tarcísio ao resgate no Rio Grande do Sul?

    Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    A ameaça de Davi Alcolumbre

    A ameaça de Davi Alcolumbre

    Visualizar notícia
    A guerra justa

    A guerra justa

    Visualizar notícia
    "A República Islâmica não tem futuro", diz príncipe herdeiro

    "A República Islâmica não tem futuro", diz príncipe herdeiro

    Visualizar notícia
    Até onde irá a CPMI do INSS?

    Até onde irá a CPMI do INSS?

    Visualizar notícia
    Brasília, a cidade onde ninguém diz não

    Brasília, a cidade onde ninguém diz não

    Visualizar notícia
    Centralizar combate ao crime é "contradição", diz relator da PEC da Segurança

    Centralizar combate ao crime é "contradição", diz relator da PEC da Segurança

    Visualizar notícia
    "Como o Irã perdeu"

    "Como o Irã perdeu"

    Visualizar notícia
    Crusoé n° 372: Referendo sobre o STF

    Crusoé n° 372: Referendo sobre o STF

    Visualizar notícia
    Direita e esquerda contra o indivíduo

    Direita e esquerda contra o indivíduo

    Visualizar notícia
    Dom Quixote contra mísseis e drones

    Dom Quixote contra mísseis e drones

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    câmara

    Luís Roberto Barroso

    TSE

    voto impresso

    < Notícia Anterior

    'Bolsonaro nunca afirmou que eu estava envolvido no caso Covaxin', declara Barros

    12.08.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Barros nega 'relação pessoal' com dono da Precisa e favorecimento à empresa

    12.08.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    DAISY SCHMIDT

    2021-08-13 11:29:54

    Paralelamente, o Ministro Barroso - à frente do TSE - deveria estimular PUNIÇÕES EFICAZES a crimes eleitorais, como os ocorridos em 2018, qdo o PT (de cofre cheio com os desvios da Petrobras) usou Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para distribuir material pró Dilma e usou Gráficas Fantasmas NUNCA punidas. Tal cenário estimula os receios sobre fraudes nas urnas. E isso vale para a ANTECIPAÇÃO de campanha promovida com as ridículas MOTOCIATAS...


    Edmundo

    2021-08-12 17:41:07

    No entendimento para claro que urna é segura vamos fazer a CPI da urna no congresso local adequado para decidir quanto a segurança e não no TSE.


    PAULO

    2021-08-12 17:04:36

    1- O STF atacou a nossa democracia ao colocar o ex-presidiário Lula no jogo eleitoral, usando para isso mensagens hackeadas e adulteradas (quem prova o contrário, o imbecil do Gilmar Mendes?). Todo sistema é vulnerável. Temos mecanismos hoje, como um ataque interno, ou em diversas urnas. O 1° poderia ser realizado por uma pessoa. O outro por diversas, sendo necessário muitos recursos humanos e financeiros, então vislumbro que somente o ex-presidiário Lula, teria condição de implementá-lo.


    PAULO

    2021-08-12 16:48:55

    Bozo ataca às urnas eletrônicas, mas aceitou e externou que usaria, assim como o ex-presidiário Lula usou, às mensagens hackeadas de integrantes da Lava Jato. Então Bozo é seletivo na sua ignorância. Ele achou bom a princípio, ter o ex-presidiário Lula como oponente. Mudou de ideia, pois a maioria dos eleitores preferem um corrupto e a um genocida. O STF atacou a nossa democracia com mensagens hackeadas e adulteradas (quem prova o contrário?). Bozo ataca o TSE por possíveis vulnerabilidades.


    Rafael L.

    2021-08-12 16:12:51

    Parabéns ministro Barroso, fique certo que a maioria da população brasileira confia na segurança das urnas eletrônicas e não aceita retroceder, em plena era digital, ao voto impresso que tanta confusão e roubalheira causou em eleições passadas. Com todo respeito, é uma pauta do atraso que devia envergonhar todos os parlamentares que votaram a favor, seja por convicção, seja para agradar o PR da república. Não serve à caminhada civilizatória do Brasil o gasto de energia e tempo com tal matéria.


    Inês

    2021-08-12 15:28:45

    As urnas de primeira geração são seguras, todavia, de 193 países do mundo, são utilizadas no Brasil, Sudão e Quênia, os países ditos de 1° mundo consideraram inconstitucional por falta de transparência Alemanha, França e outros. Então é chover no molhado toda a discussão, basta adotar as urnas de segunda geração, as quais o voto é auditável.


    José

    2021-08-12 15:12:24

    Ministro Barroso, confiamos no TSE, na Democracia e em tudo que você falou!!


    Lucia

    2021-08-12 14:33:57

    O presidente do STE tem a obrigação de assegurar o legítimo resultado de todo o processo eleitoral. Esperemos que tudo seja feito com a maior lisura possível!


    AIRTON

    2021-08-12 14:13:58

    Para os otários seguidores do Genocida não adiantará nada mais transparência. Continuam sendo manipulados pela má fé do PR Boca de Fossa.


    Nyco

    2021-08-12 13:51:18

    Segundo Lulu BV "Eleição não se ganha, se toma!", estão está tudo dominado, basta um logarítimo (IA), previamente orientado para na hora da apuração, via supercomputador do TSE, fazer a devida irrigação de votos favoráveis àqueles que desejam "tomar" o governo. Mas isso não vai ficar barato, aguardem mais o desenrolar dos fatos. Bolsonaro 2022, a última TRINCHEIRA contra o comunismo.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    DAISY SCHMIDT

    2021-08-13 11:29:54

    Paralelamente, o Ministro Barroso - à frente do TSE - deveria estimular PUNIÇÕES EFICAZES a crimes eleitorais, como os ocorridos em 2018, qdo o PT (de cofre cheio com os desvios da Petrobras) usou Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para distribuir material pró Dilma e usou Gráficas Fantasmas NUNCA punidas. Tal cenário estimula os receios sobre fraudes nas urnas. E isso vale para a ANTECIPAÇÃO de campanha promovida com as ridículas MOTOCIATAS...


    Edmundo

    2021-08-12 17:41:07

    No entendimento para claro que urna é segura vamos fazer a CPI da urna no congresso local adequado para decidir quanto a segurança e não no TSE.


    PAULO

    2021-08-12 17:04:36

    1- O STF atacou a nossa democracia ao colocar o ex-presidiário Lula no jogo eleitoral, usando para isso mensagens hackeadas e adulteradas (quem prova o contrário, o imbecil do Gilmar Mendes?). Todo sistema é vulnerável. Temos mecanismos hoje, como um ataque interno, ou em diversas urnas. O 1° poderia ser realizado por uma pessoa. O outro por diversas, sendo necessário muitos recursos humanos e financeiros, então vislumbro que somente o ex-presidiário Lula, teria condição de implementá-lo.


    PAULO

    2021-08-12 16:48:55

    Bozo ataca às urnas eletrônicas, mas aceitou e externou que usaria, assim como o ex-presidiário Lula usou, às mensagens hackeadas de integrantes da Lava Jato. Então Bozo é seletivo na sua ignorância. Ele achou bom a princípio, ter o ex-presidiário Lula como oponente. Mudou de ideia, pois a maioria dos eleitores preferem um corrupto e a um genocida. O STF atacou a nossa democracia com mensagens hackeadas e adulteradas (quem prova o contrário?). Bozo ataca o TSE por possíveis vulnerabilidades.


    Rafael L.

    2021-08-12 16:12:51

    Parabéns ministro Barroso, fique certo que a maioria da população brasileira confia na segurança das urnas eletrônicas e não aceita retroceder, em plena era digital, ao voto impresso que tanta confusão e roubalheira causou em eleições passadas. Com todo respeito, é uma pauta do atraso que devia envergonhar todos os parlamentares que votaram a favor, seja por convicção, seja para agradar o PR da república. Não serve à caminhada civilizatória do Brasil o gasto de energia e tempo com tal matéria.


    Inês

    2021-08-12 15:28:45

    As urnas de primeira geração são seguras, todavia, de 193 países do mundo, são utilizadas no Brasil, Sudão e Quênia, os países ditos de 1° mundo consideraram inconstitucional por falta de transparência Alemanha, França e outros. Então é chover no molhado toda a discussão, basta adotar as urnas de segunda geração, as quais o voto é auditável.


    José

    2021-08-12 15:12:24

    Ministro Barroso, confiamos no TSE, na Democracia e em tudo que você falou!!


    Lucia

    2021-08-12 14:33:57

    O presidente do STE tem a obrigação de assegurar o legítimo resultado de todo o processo eleitoral. Esperemos que tudo seja feito com a maior lisura possível!


    AIRTON

    2021-08-12 14:13:58

    Para os otários seguidores do Genocida não adiantará nada mais transparência. Continuam sendo manipulados pela má fé do PR Boca de Fossa.


    Nyco

    2021-08-12 13:51:18

    Segundo Lulu BV "Eleição não se ganha, se toma!", estão está tudo dominado, basta um logarítimo (IA), previamente orientado para na hora da apuração, via supercomputador do TSE, fazer a devida irrigação de votos favoráveis àqueles que desejam "tomar" o governo. Mas isso não vai ficar barato, aguardem mais o desenrolar dos fatos. Bolsonaro 2022, a última TRINCHEIRA contra o comunismo.



    Notícias relacionadas

    Centralizar combate ao crime é "contradição", diz relator da PEC da Segurança

    Centralizar combate ao crime é "contradição", diz relator da PEC da Segurança

    Guilherme Resck
    21.06.2025 11:00 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé n° 372: Referendo sobre o STF

    Crusoé n° 372: Referendo sobre o STF

    Crusoé
    21.06.2025 06:58 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Israel alerta sobre "campanha prolongada" contra o Irã

    Israel alerta sobre "campanha prolongada" contra o Irã

    Crusoé
    20.06.2025 16:46 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    A CPMI do INSS e a solução Mendonça Filho

    A CPMI do INSS e a solução Mendonça Filho

    Wilson Lima
    20.06.2025 15:31 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso