Atuação de auditor do TCU ligado a Bolsonaro pode ser investigada pela PF
Auditores do Tribunal de Contas da União articulam junto ao corregedor da corte, Bruno Dantas, para que o caso do “relatório paralelo” sobre mortes por Covid seja enviado à Polícia Federal. Além do afastamento cautelar e da abertura de sindicância, o ministro propôs à presidência da corte que peça à PF a abertura de um inquérito...

Auditores do Tribunal de Contas da União articulam junto ao corregedor da corte, Bruno Dantas, para que o caso do “relatório paralelo” sobre mortes por Covid seja enviado à Polícia Federal. Além do afastamento cautelar e da abertura de sindicância, o ministro propôs à presidência da corte que peça à PF a abertura de um inquérito contra o auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques. Integrantes do TCU veem indícios de crime de prevaricação na conduta do servidor do tribunal.
Marques é apontado como o responsável por repassar ao presidente Jair Bolsonaro um documento com timbre da corte. O “relatório paralelo” questionava os dados oficiais de mortes por Covid no Brasil e apontava uma suposta supernotificação de mortes. O TCU informou que o documento “não consta de quaisquer processos oficiais da casa”. Os servidores estão preocupados com o impacto do caso na credibilidade da categoria.
Na segunda-feira, 7, o chefe do Planalto citou em conversa com apoiadores a existência de um suposto relatório do Tribunal de Contas da União, mostrando que cerca de metade dos óbitos por Covid teriam, na verdade, outras causas. O TCU negou a existência do relatório e, nesta terça-feira, Bolsonaro se retratou. Como Crusoé revelou, o relatório não reconhecido oficialmente pelo TCU foi criado, na noite de domingo, pelo auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Jose
2021-06-09 20:37:52Demissão sumária deste energúmeno!!! Vai ficar só os milicos não gostam de burros.
Afranio
2021-06-09 18:15:20Gostai da Crusoe porque pela alimenta meu ódio pelo matador de crianças....
ANTÔNIO
2021-06-09 13:19:02Quanta irresponsabilidade. O PR preguiçoso quer desgastar as instituições, vamos ver no que vai dar.