Assembleia de SP suspende por seis meses mandato de deputado que assediou colega
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta quinta-feira, 1, por unanimidade, a suspensão por seis meses do mandato do deputado Fernando Cury (foto), do Cidadania, por importunação sexual contra a parlamentar Isa Penna, do PSOL. Em dezembro, ele foi flagrado apalpando o corpo da colega durante uma sessão no plenário. Os 86 parlamentares presentes na sessão...
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta quinta-feira, 1, por unanimidade, a suspensão por seis meses do mandato do deputado Fernando Cury (foto), do Cidadania, por importunação sexual contra a parlamentar Isa Penna, do PSOL. Em dezembro, ele foi flagrado apalpando o corpo da colega durante uma sessão no plenário.
Os 86 parlamentares presentes na sessão virtual desta quinta-feira decidiram ampliar a punição de 119 dias de suspensão que havia sido imposta a Cury pelo Conselho de Ética da Casa. A defesa do deputado argumentou que ele pediu desculpas públicas pelo erro, mas que ele não teve intenção de praticar qualquer ato libidinosa contra a deputada do PSOL.
O assédio foi gravado em vídeo, enquanto ocorria a transmissão ao vivo da sessão pelo canal da Alesp no YouTube. A gravação mostra que Isa Penna conversava com o então presidente da Assembleia, Cauê Macris, quando foi abordada por trás por Fernando Cury, que desliza a mão pela lateral do corpo dela, próximo ao seio. Em uma reação imediata, a parlamentar do PSOL, empurra o deputado e o acusa de assédio.
Isa Penna e outras deputadas e deputados queriam a cassação do mandato de Fernando Cury, por quebra de decoro parlamentar, mas parlamentares governistas que integram o Conselho de Ética votaram por uma pena mais branda no colegiado, no dia 5 de março. Na ocasião, ela ameaçou judicializar o caso porque a sanção mantinha o pagamento de salário e o funcionamento do gabinete do deputado, o que foi derrubado na nova decisão do plenário.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Vimar Maddarena
2021-04-02 12:27:49Como botucatuense lamento o episódio grotesco. No entanto ressalvo a brilhante atuação dele como deputado. E, votarei nele novamente.
Fernando
2021-04-02 09:49:40Mal caráter! Oxalá nunca mais seja eleito!
Scully
2021-04-02 09:24:03O argumento de que não teve a intenção é desmentido pela própria filmagem de momentos que antecedem ao fato, quando o "nobre" parlamentar reunido com seus pares olha para a deputada rindo tece comentários (inaudíveis) e se aproxima cometendo o ato repugnante e desrespeitoso. O machista quando quer humilhar e vencer uma mulher forte (que assim o ameaça,) usa dos meios mais covardes e baixos para isso: a tentativa de manipulação cínica do poder sexual pela força. A internet tem seu lado positivo!
Eduardo
2021-04-02 09:16:44Salve, Salve, Bravas MULHERES! Cassação ão existe nestes tempos bolsonarianos de "macho-mens".
Odete6
2021-04-02 08:31:05Caso um idiota, um babaca, um boçal desse imaginasse, ao menos de longe, o asco e a repugnância que desperta na vítima, faria na hora um Harakiri!!!! Como além de tudo é covarde, é preciso ser no mínimo expurgardo, mas, como seus pares são da mesma subespécie e não o farão, a gente remove nas urnas a legislatura completa e o problema se resolve políticamente, além de ter que ser resolvido penalmente, é lógico!!!!
Alberto
2021-04-02 02:00:27Alberto (Belém-Pa). Cabe agora ao eleitor de São Paulo dar o merecido castigo a este sujeito biltre não o elegendo nunca mais para um cargo público. O contribuinte paulistano merece e precisa ser representado por cidadãos de boa cepa, o que não é o caso deste sacripanta.
Nádia
2021-04-01 22:50:18Cara tocou piano no corpo da criatura em frente às câmeras.. e é suspenso.. Esses políticos fazem com q tudo no país seja desconsiderado... ninguém respeita mais nada no br pq punições são, ao q parece, brincadeira.
Antonio J. Sales Fonte Filho
2021-04-01 20:49:58Pegaram leve com o safado
Marcia
2021-04-01 20:47:43Foi premiado com suspensão de 6 meses????????? Safados protegendo safados,bandidos protegendo bandidos esse é o Brasil da impunidade!!!
Roberto
2021-04-01 20:35:00Tomô no cu