As lições do ‘Carlão do boxe’
Eu odeio academia. Odeio aquelas séries de exercícios – 10 minutos de esteira, três sequências de 12 repetições de roscas diretas, outras três de rosca no cross, outras tantas de barra fixa e por aí vai. Por odiar academia, resolvi ter aula de boxe. Motivo? Sou um baixinho com sobrepeso e preciso perder ao menos...
Eu odeio academia. Odeio aquelas séries de exercícios – 10 minutos de esteira, três sequências de 12 repetições de roscas diretas, outras três de rosca no cross, outras tantas de barra fixa e por aí vai.
Por odiar academia, resolvi ter aula de boxe. Motivo? Sou um baixinho com sobrepeso e preciso perder ao menos dez quilos se quiser ter alguma velhice para ser aproveitada, provavelmente em uma ilha do Caribe tal qual aquela bola de um filme famoso.
Há três meses, fui apresentado a Carlos Alberto, meu professor de boxe. ‘Carlão do boxe’ como costumo dizer. Brasileiro da gema. Baiano, batalhador e cidadão com apenas o primeiro grau completo. Trabalha 10 horas por dia, dá oito a nove aulas diariamente, almoça sarapatel... chega nas aulas de bicicleta e tem batalhado duro para comprar uma casa e se livrar do aluguel.
‘Carlão do boxe’ ama falar sobre política. Não é bolsonarista, nem petista. Como ele sabe o que faço da vida, vez por outra as manchetes dos jornais permeiam nossas conversas entre um soco ou outro. Nesta semana, ele queria saber bastidores sobre a operação da PF que desarticulou uma célula do PCC que pretendia assassinar Sergio Moro.
“Wilson, o Lula disse que pretendia ‘f. o Moro’. Será que não tem ligação direta do Lula com o PCC? A PF vai chegar no Lula?”, perguntou meu amigo pugilista.
“Não, mestre. O Lula falou bobagem, mas não há vinculação. É muito perigoso e até irreal se estabelecer esse vínculo”, rebati.
Depois de uma sequência de 30 polichinelos, ‘Carlão do boxe’ perguntou de novo:
“Mas, durante a campanha, teve a história do Marcos Valério vinculando o PCC ao PT. Teve aquela outra história do Marcola, que se manifestou a favor do Lula, e ainda houve aquele áudio, em que o cara do PCC falou do diálogo cabuloso com o partido. Estranho, não é?”, lembrou nosso amigo citando algumas matérias escritas por O Antagonista.
“Sim, estranho. Mas não prova nada, mestre”, arrematei e voltei para uma série de 10 flexões, para tentar definir um peitoral hoje ainda inexistente.
Entretanto, em um ponto nosso amigo ‘Carlão do boxe’ está coberto de razão. No instante em que Lula questiona uma operação da PF e no instante em que o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, criminaliza a juíza Gabriela Hardt por levantar o sigilo da operação, sugerindo uma ação para proteger Moro, tanto o presidente da República quanto seu auxiliar passam para outros Carlos, Marias, Joões, a sensação de que o partido tem algum rabo preso com essas organizações criminosas.
Desfazer essa má-impressão não é um trabalho fácil. Requer que o partido baixe a guarda e não caia na tentação de antecipar a polarização Lula x Bolsonaro já de olho em 2026. Bolsonaro apostou na verborragia; o resto é história.
Lula e o PT precisam entender que hoje eles governam para todos: para o patriota, para o vermelhinho e para o ‘Carlão do boxe’. Ou seja, não adianta fazer discurso apenas para obter likes da militância. Governar para a militância é a fórmula do fracasso. Tanto político quanto institucional.
O ‘Carlão do boxe’, do seu jeito simples, já entendeu. Mas a turba do PT, que vive batendo no peito sobre seu elevado senso crítico, parece que ainda não.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Alberto de Araújo
2023-03-29 10:11:02No discurso no desenrolar da campanha, Lula assumiu o compromisso de unir o país, sm revanchismo e ódio.Eleito, como todos, esqueceu essas obrigações. Particularmente, o Lula já se definiu como metamorfose ambulante. Assim, o que afirma hoje, desdiz amanhã, sem constrangimento. Bolsonaro e Lula, são um pesadelo para o país. Tão cedo nos livraremos dos dois.
ROMEU
2023-03-27 18:16:20Pois é... No labirinto da polarização nós continuamos figurando como eternos perdedores. Entra um louco, sai um desmiolado e assim vamos tocando a vida, sempre à espera da tão sonhada visita da sensatez. E assim, de sonho em sonho, os brasileiros continuam à espera da decência, da ordem e do progresso. Até quando? Só Deus sabe!
MARIO CAVALCANTI GAMEIRO DE MOURA
2023-03-27 14:44:04Cada vez mais vejo que a nossa sociedade gosta é disso aí.....do PT...do LULA...do PCC..do Comando Vermelho...do PL...do BOZO....dos milicianos...enfim de tudo que não presta. Estamos presos no labirinto da polarização que não nos deixa ver uma coisa melhor além desses dois pulhas.... A nossa sorte é que somos tão covardes...mas tão covardes que não vamos chegar nunca nas vias de fato...tô falando de uma GUERRA CIVIL. É claro que sangue nunca é bom...mas no nosso caso, vai PURGA...NOS PURIFICAR.
Eduardo Perini Muniz
2023-03-27 11:57:15Vai dar m...
Maria
2023-03-27 11:06:02O PT não critica seus pares, por mais terríveis que sejam as ações - Maduro, Ortega, Putin. Aí não critica o PCC e culpa a vítima. Quer que a platéia pense o quê?
ANTONIO
2023-03-27 10:42:23Se há uma coisa que o PT e Lula não têm é senso critico, eles estão sempre certos e com a razão, não adianta reclamar. É assim a democracia no PT.