Crusoé
30.10.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

As chances de um candidato gay na eleição presidencial dos Estados Unidos

O prefeito de South Bend, em Indiana, Pete Buttigieg (foto), está em quarto lugar na disputa para ser o candidato do Partido Democrata nas eleições do ano que vem. Ele tem recebido o endosso de vários democratas que trabalharam com Barack Obama e está em primeiro lugar na disputa em Iowa, o estado que sediará...

Crusoe
Redação Crusoé
2 minutos de leitura 08.12.2019 09:15 comentários 10
As chances de um candidato gay na eleição presidencial dos Estados Unidos
Mayor Pete Buttigieg speaking with attendees at the 2019 California Democratic Party State Convention at the George R. Moscone Convention Center in San Francisco, California.
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

O prefeito de South Bend, em Indiana, Pete Buttigieg (foto), está em quarto lugar na disputa para ser o candidato do Partido Democrata nas eleições do ano que vem. Ele tem recebido o endosso de vários democratas que trabalharam com Barack Obama e está em primeiro lugar na disputa em Iowa, o estado que sediará a primeira primária democrata, em fevereiro.

Pete é gay. Seu marido, Chasten, adotou seu complicado sobrenome, Buttigieg, usa bastante as redes sociais e tem aparecido com Pete em diversos programas de entrevistas. Caso sua candidatura se confirme, Buttigieg será o primeiro caso de um homossexual com chances reais de se tornar presidente dos Estados Unidos. A novidade, contudo, teria de enfrentar algumas resistências.

"Em alguns estados, como a Carolina do Sul e a Georgia, a maioria do eleitorado democrata é composta por negros. Entre eles, especialmente entre os mais velhos, o apoio a um candidato gay tende a ser menor. Além disso, o eleitorado negro já tem seu candidato, que é Joe Biden", diz o cientista político Donald Patrick Haider-Markel, da Universidade do Kansas.

Pessoas que não têm amigos ou familiares da comunidade LGBT também são menos propensas a escolher um candidato homossexual. "Mas essa desvantagem pode ser facilmente compensada. Buttigieg é um homem religioso que vai à igreja todo domingo e que serviu como militar no Afeganistão. Isso o torna mais atraente para os eleitores mais velhos, religiosos e moderados", diz Gabriele Magni, professor da Universidade Loyola Marymount, nos Estados Unidos. "De uma maneira geral, o eleitorado democrata não penaliza candidatos gays. Trata-se de uma mudança fundamental de atitude que aconteceu nos últimos anos."

Em uma eventual disputa com Donald Trump na eleição geral, Buttigieg seria pouco prejudicado. "Os eleitores republicanos de fato são mais hostis a um candidato gay, mas eles não votariam em um candidato democrata de qualquer jeito, independentemente de suas características", diz Magni.

Edição Semana 444

A economia no quarto mandato de Lula

Roberto Ellery Visualizar

O Supremo também deve explicações

Maristela Basso Visualizar

A revolta silenciosa

Roberto Reis Visualizar

A reeducação cultural de Mbappé

Redação Crusoé Visualizar

Presidente de mentira

Wilson Lima Visualizar

Fronteiras da democracia

Márcio Coimbra Visualizar

Mais Lidas

A vitória dos árabes

A vitória dos árabes

Visualizar notícia
Busca de brasileiros por vistos nos EUA dispara 3.718% após reeleição de Lula

Busca de brasileiros por vistos nos EUA dispara 3.718% após reeleição de Lula

Visualizar notícia
Cérebro por trás da fuga de Flávio é Marco Rubio, diz aliado de Trump

Cérebro por trás da fuga de Flávio é Marco Rubio, diz aliado de Trump

Visualizar notícia
Comparação com Flávio não prova coragem de Lula

Comparação com Flávio não prova coragem de Lula

Visualizar notícia
Deputada do PSOL exonera assessor preso por exploração sexual de menores

Deputada do PSOL exonera assessor preso por exploração sexual de menores

Visualizar notícia
Deputada eleita orienta demissão de funcionários petistas

Deputada eleita orienta demissão de funcionários petistas

Visualizar notícia
Governo Milei ajudou Flávio a fugir?

Governo Milei ajudou Flávio a fugir?

Visualizar notícia
Meirelles alerta para risco de recessão

Meirelles alerta para risco de recessão

Visualizar notícia
Moraes poderia exigir passaporte italiano de Flávio?

Moraes poderia exigir passaporte italiano de Flávio?

Visualizar notícia
“Não tem nenhuma condenação”, diz Aldo Rebelo sobre Flávio

“Não tem nenhuma condenação”, diz Aldo Rebelo sobre Flávio

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Donald Trump

eleições

Estados Unidos

Gays

LGBT

Partido Democrata

Partido Republicano

Pete Buttigieg

< Notícia Anterior

Rombo e condenação por homicídio não tiram família Pinato da Ceagesp

08.12.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Juiz responsável por investigação sobre hackers sai de férias

08.12.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Fábio

2019-12-09 08:16:11

Os republicanos não são hostis aos gays . Os republicanos são hostis aos gayzistas , aos gays de esquerda , aos gays da elite , aos gays heterofobicos . 🇧🇷


Marina

2019-12-08 15:40:01

Então, ele tem chance de se eleger na qualidade de esposa de um primeiro damo? Assim caminha a humanidade e daqui a pouco será tão natural que deixará de ser notícia a opção sexual do camarada.


Uira

2019-12-08 15:34:58

Se alguém for adotar o discurso belicoso e agressivo dele, aí pode usar EU. Agora, se a ideia é transmitir agregação e trabalho em equipe, então EU tem o efeito contrário.


Uira

2019-12-08 15:32:05

E se Bloomberg quer ter alguma chance, seria bom ele não se referir a gestão dele na prefeitura de NY na primeira pessoa, eu fiz, eu consegui, mas sim, nosso time, ou em durante meu governo. Além disto, é necessário relacionar o que foi feito lá com os problemas do restante do país e demonstrar que a fórmula adotada lá vale pro país. Falar EU é aborrecido e burocrático, Trump é um caso à parte, o que ele faz não pode ser usado de parâmetro para os demais.


Uira

2019-12-08 15:26:19

Se vc impede o seu oponente de falar, obviamente que as ideias dele não podem ser conhecidas pelo público e ganharem tração, é uma tática simples, mas muito efetiva similar à criança que coloca a mão no ouvido e começa a gritar, só que neste caso estão colocando a mão no ouvido dos demais eleitores e gritando para eles não ouvirem. Trump tem um eleitorado menos complexo e diversificado, eles têm a agenda deles clara e bem definida, é aquilo e acabou.


Uira

2019-12-08 15:22:24

Quando se é a personificação da bondade e da perfeição na terra, é difícil ouvir que é necessário respeitar o contraditório, fazer sacrifício. Afinal, se vc está certo, então isto quer dizer que os outros estão errados. Quando se lida com eleitores mimados, qq coisa que possa soar como crítica irá gerar desconforto imediato, o problema nem são todos os eleitores, mas os mais vocais e histéricos. A gritaria e histeria tem o objetivo exatamente de abafar discursos contrários.


Uira

2019-12-08 15:17:36

O problema do partido Democrata é que eles são o partido maneiro, do politicamente correto, mas isto tem um preço estratégico, pois quem quer agradar a todos tem que abrir mão da estratégia e passar a contar com a engabelação, falar o que os outros querem ouvir. E os eleitores democratas estão por tempo demais expostos a este ambiente em que são mimados pelo partido, nada é responsabilidade deles, eles têm direito a tudo e os outros são maus.


Uira

2019-12-08 15:12:00

Ninguém sabia que o Brasil era conservador até 2018, em virtude da penetração da religião católica na América Latina, esta é uma hipótese bem plausível, a questão é que a política migratória de Trump acaba anulando isto, pois ela essencialmente atinge latinos tentando entrar no país. Mas há que ser ressaltado que se um latino está apto a votar, então é pq ele está legalmente nos EUA, ou seja, difere inteiramente dos verdadeiros alvos, imigrantes ilegais.


Uira

2019-12-08 15:07:35

Ele ser homossexual é uma questão à parte, a primeira coisa é que ele é um desconhecido tentando ganhar terreno inclusive junto ao eleitorado que teoricamente corresponderia a ele. E outra coisa que não foi levada em consideração é o eleitorado latino, eles não tendem a ser mais conservadores? Se Trump modular o discurso dele se aproveitando desta brecha, ele pode mais uma vez esmagar estrategicamente e taticamente.


Uira

2019-12-08 15:02:11

Não que isto seja problema, pois Trump não venceu com nada de encher os olhos, mas se já há no partido democrata uma demagoga carismática e que já está na vantagem, qual a chance de qq um que queira disputar com ela? Em tese, as chances dele são pequenas, pois a base democrata já está fatiada, ele teria que ter um discurso para arrancar eleitores de Warren e .Biden ao mesmo tempo, o que parece contraditório. É mais fácil os dois arrancarem eleitores um do outro.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Fábio

2019-12-09 08:16:11

Os republicanos não são hostis aos gays . Os republicanos são hostis aos gayzistas , aos gays de esquerda , aos gays da elite , aos gays heterofobicos . 🇧🇷


Marina

2019-12-08 15:40:01

Então, ele tem chance de se eleger na qualidade de esposa de um primeiro damo? Assim caminha a humanidade e daqui a pouco será tão natural que deixará de ser notícia a opção sexual do camarada.


Uira

2019-12-08 15:34:58

Se alguém for adotar o discurso belicoso e agressivo dele, aí pode usar EU. Agora, se a ideia é transmitir agregação e trabalho em equipe, então EU tem o efeito contrário.


Uira

2019-12-08 15:32:05

E se Bloomberg quer ter alguma chance, seria bom ele não se referir a gestão dele na prefeitura de NY na primeira pessoa, eu fiz, eu consegui, mas sim, nosso time, ou em durante meu governo. Além disto, é necessário relacionar o que foi feito lá com os problemas do restante do país e demonstrar que a fórmula adotada lá vale pro país. Falar EU é aborrecido e burocrático, Trump é um caso à parte, o que ele faz não pode ser usado de parâmetro para os demais.


Uira

2019-12-08 15:26:19

Se vc impede o seu oponente de falar, obviamente que as ideias dele não podem ser conhecidas pelo público e ganharem tração, é uma tática simples, mas muito efetiva similar à criança que coloca a mão no ouvido e começa a gritar, só que neste caso estão colocando a mão no ouvido dos demais eleitores e gritando para eles não ouvirem. Trump tem um eleitorado menos complexo e diversificado, eles têm a agenda deles clara e bem definida, é aquilo e acabou.


Uira

2019-12-08 15:22:24

Quando se é a personificação da bondade e da perfeição na terra, é difícil ouvir que é necessário respeitar o contraditório, fazer sacrifício. Afinal, se vc está certo, então isto quer dizer que os outros estão errados. Quando se lida com eleitores mimados, qq coisa que possa soar como crítica irá gerar desconforto imediato, o problema nem são todos os eleitores, mas os mais vocais e histéricos. A gritaria e histeria tem o objetivo exatamente de abafar discursos contrários.


Uira

2019-12-08 15:17:36

O problema do partido Democrata é que eles são o partido maneiro, do politicamente correto, mas isto tem um preço estratégico, pois quem quer agradar a todos tem que abrir mão da estratégia e passar a contar com a engabelação, falar o que os outros querem ouvir. E os eleitores democratas estão por tempo demais expostos a este ambiente em que são mimados pelo partido, nada é responsabilidade deles, eles têm direito a tudo e os outros são maus.


Uira

2019-12-08 15:12:00

Ninguém sabia que o Brasil era conservador até 2018, em virtude da penetração da religião católica na América Latina, esta é uma hipótese bem plausível, a questão é que a política migratória de Trump acaba anulando isto, pois ela essencialmente atinge latinos tentando entrar no país. Mas há que ser ressaltado que se um latino está apto a votar, então é pq ele está legalmente nos EUA, ou seja, difere inteiramente dos verdadeiros alvos, imigrantes ilegais.


Uira

2019-12-08 15:07:35

Ele ser homossexual é uma questão à parte, a primeira coisa é que ele é um desconhecido tentando ganhar terreno inclusive junto ao eleitorado que teoricamente corresponderia a ele. E outra coisa que não foi levada em consideração é o eleitorado latino, eles não tendem a ser mais conservadores? Se Trump modular o discurso dele se aproveitando desta brecha, ele pode mais uma vez esmagar estrategicamente e taticamente.


Uira

2019-12-08 15:02:11

Não que isto seja problema, pois Trump não venceu com nada de encher os olhos, mas se já há no partido democrata uma demagoga carismática e que já está na vantagem, qual a chance de qq um que queira disputar com ela? Em tese, as chances dele são pequenas, pois a base democrata já está fatiada, ele teria que ter um discurso para arrancar eleitores de Warren e .Biden ao mesmo tempo, o que parece contraditório. É mais fácil os dois arrancarem eleitores um do outro.



Notícias relacionadas

A vitória dos árabes

A vitória dos árabes

Samuel Feldberg
29.10.2026 18:15 5 minutos de leitura
Visualizar notícia
Zanatta denuncia "golpe" do voto distrital misto

Zanatta denuncia "golpe" do voto distrital misto

Redação Crusoé
29.10.2026 17:40 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
As promessas de Delcy Rodríguez para a Venezuela

As promessas de Delcy Rodríguez para a Venezuela

Redação Crusoé
29.10.2026 16:13 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Principal opositor acusa Netanyahu de tentar deslegitimar eleições

Principal opositor acusa Netanyahu de tentar deslegitimar eleições

Redação Crusoé
29.10.2026 15:33 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso