As ambiguidades de Lula na entrevista ao El País
O jornal espanhol El País publicou nesta quinta, 27, uma entrevista com o presidente Lula (foto). Nas respostas, o brasileiro volta a ser ambíguo em diversas questões, principalmente no que diz respeito aos direitos humanos e ao acordo entre a União Europeia e o Mercosul. Assim como ocorreu em uma entrevista para o canal RTP...

O jornal espanhol El País publicou nesta quinta, 27, uma entrevista com o presidente Lula (foto). Nas respostas, o brasileiro volta a ser ambíguo em diversas questões, principalmente no que diz respeito aos direitos humanos e ao acordo entre a União Europeia e o Mercosul.
Assim como ocorreu em uma entrevista para o canal RTP de Portugal, Lula foi convidado a falar sobre as violações de direitos humanos na China. Depois de uma resposta em que o presidente afirma que "os direitos humanos para mim estão por cima de tudo", a jornalista comenta que a China é um país que detém ativistas e advogados. "Ninguém sabe o que acontece com as minorias no Tibet", afirma a jornalista Pepa Bueno.
E Lula, mais uma vez, não demonstra qualquer compaixão pelas vítimas do Partido Comunista. "Não podemos pensar agora que a China é culpada do que está acontecendo no mundo. O problema não é só a China, mas os Estados Unidos, a França, o Reino Unido", disse Lula.
Outro ponto abordado na conversa foi o acordo entre a União Europeia e o Mercosul. Após ganhar tração nos mandatos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, o acordo foi concluído em 2019. Isso encerrou a fase das negociações e deveria iniciar outra, de ratificação pelos parlamentos dos países que integram os dois blocos.
Lula disse que vai trabalhar para que o acordo possa ser ratificado este ano. Mas, na mesma resposta, disse que vai propor mudanças. "O Brasil precisa voltar a ser um país industrial. Antes, 30% do PIB vinha da indústria e agora é só 11%", afirmou o presidente.
Se Lula pretende retomar as negociações para proteger a indústria nacional, será mais difícil ratificar qualquer coisa este ano. Por vinte anos, o acordo entre o União Europeia e o Mercosul foi arrastado porque os dois lados tinham resistência em abrir seus mercados. Os agricultores europeus, que Lula tem todo direito de atacar, temem a chegada de produtos mais baratos e a perda de subsídios governamentais.
Mas a culpa também é dos brasileiros, que usaram o Mercosul como uma plataforma política, incluindo a ditadura da Venezuela em 2012. Para Nicolás Maduro, não fazia qualquer sentido um acordo de livre comércio com a União Europeia, e vice-versa. Além disso, nossos negociadores cederam às pressões dos industriais brasileiros e argentinos, para os quais a melhor maneira de desenvolver o setor é fechá-lo para o exterior.
A depender de qual fala se pinça de Lula, chega-se a uma conclusão. Os otimistas podem acreditar que o Brasil é um país que prioriza os direitos humanos e fará o possível para ratificar o acordo com a União Europeia este ano. Para os críticos, Lula apoia a repressão do Partido Comunista da China e dará a ordem para reiniciar as negociações com a União Europeia, que poderão se prolongar indefinidamente.
A pressão que o presidente receberá dentro e fora do Brasil é o que poderá definir qual Lula levará a melhor.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Lucia
2023-04-29 01:56:09Antes Lula era só ignorante. Agora Lula é ignorante e senil. Tá bom pra você?
Alessandro
2023-04-28 14:53:46Lembro-me perfeitamente de Crusoé, sob outra Direção, atacando impiedosamente o Bozo (jamais gostei desse cidadão, mas votei nele em ambas as eleições porque, mais do que não gostar de Bolsonaro, EU ODEIO QUALQUER PETRALHA). Agora, com a canoa afundando… #faisuelli
Eduardo
2023-04-27 20:26:52O luloptista é tão óbvio em suas declarações quanto o vazio delas. É um pleonasmo que nos envergonha pelo seu total despreparo e suas jogadas sabidas, sempre agradável para a midia, que o repercute como esperto. Essas declarações, pensadas por terceiros, é na realidade a velha terceirização da culpa usada pela seu egocentrismo. Todos são culpados. Menos ele.
ODILON DE OLIVEIRA CARNEIRO FILHO
2023-04-27 20:03:45Sem dúvida nenhuma, toda boa construção dos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro vem sendo destruída neste.
KEDMA
2023-04-27 17:36:42Se o governo anterior foi muito fechado para a política externa, esse governo está sofrível. #ForaLula!
Marcia E.
2023-04-27 13:38:35Só a senilidade pode explicar esse Lula falando tanta besteira por metro cúbico. Não deve estar respeitando nem seus assessores, que provavelmente já devem ter orientado o infeliz a parar de chutar propostas inviáveis, divulgar dados produzidos pelo seu cérebro debilitado. Não consigo achar outra explicação. Nem o PT vai aguentar muito esse cacha.ceiro
Homero
2023-04-27 12:12:07"Cada povo tem o governo que merece". Merecemos o bolsopetismo porque não temos coragem de exigir liberdade de escolha, ou seja, candidatos independentes de partidos concorrendo com candidatos partidários. Somos vítimas de nos próprios: aqui quase ninguém fala em parlamentarismo, os sistema das democracias mais prósperas, no qual o parlamento é responsável pelos resultados do governo, ficando responsável por qualquer mau resultado ou corrupção, tendo participado ou não!
Oswaldo
2023-04-27 12:09:26Esse sujeito é uma vergonha, papo de botequim num país onde se morre de fome. Trata-se de um ébrio descarado, sem vergonha ou pudor algum. Lula esquece o Conselho de Segurança da ONU, você ferrou tudo ao dizer enormes e imorais besteiras sobre a Guerra de Putin. Você não vale o que defeca