Aras toma posse com discurso sobre diálogo e autonomia
O novo procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), afirmou nesta quinta-feira, 26, no discurso de posse, que atuará com independência e autonomia no comando do Ministério Público. Em cerimônia no Palácio do Planalto, Aras afirmou que o diálogo será a "nota forte" de sua gestão. "O Ministério Público tem o sagrado dever de velar todos...
O novo procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), afirmou nesta quinta-feira, 26, no discurso de posse, que atuará com independência e autonomia no comando do Ministério Público. Em cerimônia no Palácio do Planalto, Aras afirmou que o diálogo será a "nota forte" de sua gestão.
"O Ministério Público tem o sagrado dever de velar todos esses valores", discursou o procurador-geral, referindo-se ao estado democrático de direito, às liberdades individuais e à Constituição. "E haverá de fazer com a independência, a autonomia, aqui referida pelo senhor presidente", complementou, em menção a Jair Bolsonaro.
Aras declarou que, nos limites de sua atuação, a Procuradoria-Geral da República atuará para induzir políticas públicas econômicas, sociais e de defesa das minorias. "Induzir sem gerir, que é missão do Executivo", ressalvou o novo PGR, acrescentando que o órgão não deve assumir as funções de legislar ou julgar no lugar do Congresso ou do Judiciário.
Na solenidade, Jair Bolsonaro defendeu que o Ministério Público continue independente. O presidente lembrou que o MPF "não é apenas um fiscal da lei, outras atribuições cabem a ele".
"Em grande parte, nós brasileiros, estaremos perfeitamente alinhados com suas decisões", lembrou Bolsonaro. "O Ministério Público tem que continuar altivo, independente e obviamente extremamente responsável. É isso que todos nós do Brasil queremos", pediu.
"Peço a Deus que nesse momento ilumine o doutor Aras, que ele tome boas decisões, interfira onde tem que interferir e colabore também, como sei que é da tradição dele, para um bom andamento das políticas de interesse no nosso querido Brasil", concluiu o presidente no pronunciamento.
Após a cerimônia, o procurador-geral informou que a partir de hoje começa a “reorganizar os trabalhos administrativos” na PGR. "Ainda hoje estaremos reunidos com os colegas para resolver como será montada a equipe, ainda que seja uma equipe na fase de transição", declarou.
Perguntado se apoia todos os métodos da Operação Lava Jato, Aras respondeu que só tratará de "questões de mérito" após a cerimônia formal de posse na Procuradoria-Geral da República, semana que vem.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Elisabete
2019-09-26 23:17:23Renan Calheiros elogiou! Isto deveria envergonhar o Bolsonaro. A mim, me apavora!
Eni
2019-09-26 19:19:35Haaaaaaa e para acreditar ???
Wilson
2019-09-26 18:24:47Esse tal de diálogo tem se mostrado muito eficiente entre as facções que comandam nosso país. O bem,mais uma vez não será convidado para essa mesa. Pobre Pátria Amada
Marcos
2019-09-26 17:49:57Por que um PGR tem que tomar posse no Palácio do Planalto e não na PGR? Onde os Ministros do Supremo tomam posse? Eles também são indicados pelo presidente de plantão.
Gilberto
2019-09-26 15:47:51A posicao dele sobre apoio a Lava Jato e como ele planeja combater a corrupcao e bandidagem sistematica que impera o Brasil a mais de 20 anos nao esta clara. Vou torcer que ele seja patriota senao so daqui a dois anos vamos ter outra chance. O sistema politico comandado por Alculumbre e Maia esta claro que nao esta nem ai para o pais e para o povo, so trabalham para o grupo politico deles, estamos numa encruzilhada e so o povo nas ruas de uma forma mais intensa para mudar isso. Lava Jato #TMJ
Mércia Nascimento
2019-09-26 14:27:35O tempo dirá qual será o tamanho do erro de Jair Bolsonaro, aliás ele já deveria ter pintado os cabelos de branco . O novo governo está mais velho que o velho governo que eu votei com a intenção de tirar.
Jose
2019-09-26 14:25:51Kkkkkkkk. Claro! Qual a essência do acordão que foi feito? diálogo! Tudo para livrar o bozokid da prisão. Que país é esse?
PAULO
2019-09-26 13:47:46É isso! Espero que o nosso novo Procurador seja uma pessoa capaz, honesta, honrada, de "berço" e, ainda, não seja falso e mentiroso. Que pense em sua grande missão de por fim a BANDIDAGEM GENERALIZADA instalada em todas as instituições brasileiras, e mais: firme no combate ao tráfico de entorpecentes, armas, milícias além de não ter medo de "cara feia" nem ter bandido de estimação. Só isso!
ANTONIO
2019-09-26 13:14:22Espero que diálogo e autonomia não signifique gaveta.
ANTONIO
2019-09-26 13:03:30Pior que Raquel Dodge, nem querendo. Brindeiro, talvez. ACORDÃO? Não, né?