Após YouTube tirar canal do ar, bolsonaristas querem enquadrar redes sociais
A decisão do YouTube de tirar do ar o canal Terça Livre, na última quinta-feira, 4, provocou revolta entre deputados ligados ao presidente Jair Bolsonaro. Os parlamentares, em sua maioria do PSL, buscam agora uma forma de enquadrar a plataforma de vídeos pela atitude que consideram "autoritária". Os bolsonaristas também pretendem encontrar maneiras de coibir...
A decisão do YouTube de tirar do ar o canal Terça Livre, na última quinta-feira, 4, provocou revolta entre deputados ligados ao presidente Jair Bolsonaro. Os parlamentares, em sua maioria do PSL, buscam agora uma forma de enquadrar a plataforma de vídeos pela atitude que consideram "autoritária". Os bolsonaristas também pretendem encontrar maneiras de coibir a moderação dos conteúdos publicados em redes sociais, como o Twitter.
Aliada de primeira hora do Palácio do Planalto, a deputada Carla Zambelli, cotada para assumir a Secretaria de Comunicação da Câmara, foi na última semana ao Ministério Público Federal para pedir a adoção de providências contra o YouTube em razão do que chama de censura ao canal do blogueiro Allan dos Santos.
Em outra frente, a deputada Caroline de Toni (foto), do PSL de Santa Catarina, protocolou projeto de lei na sexta-feira, 5, com o objetivo de responsabilizar as plataformas digitais por suas medidas de moderação de conteúdo.
O texto prevê que "o provedor de aplicações de internet que censurar ou banir opinião ou perfil de usuário, ou rotular o conteúdo de opinião de usuário, responderá pelos danos causados ao próprio usuário ou, solidariamente com este, a terceiros".
Nesse caso, a deputada pretende atingir também o Twitter, que vem marcando postagens que publiquem conteúdo falso e removendo posts quando entende que há incitação ao ódio. O perfil do Ministério da Saúde foi um dos que tiveram um post rotulado como "enganoso". A publicação fazia referência ao tratamento precoce para Covid-19, com a prescrição de remédios sem eficácia comprovada cientificamente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Afranio
2021-02-09 09:14:01Afinal de contas a Crusoe é a favor ou não da censura ? Ah, já sei, depende do lado de quem está sendo consulado né ...?... . Isso é que é jornalismo de qualidade ! Canalhada Crusoe .
Ricardo
2021-02-08 23:02:20esta revista tem inveja do terça livre, porque la eles falam a verdade. diferente de voces que fazem mais fofoca que jornalismo! decadentes!!! revista de funcionarios publicos!
Nilza Jordão de Almeida
2021-02-08 22:33:50Senhoras(es) preparem o voto 2022 está aí, pois a faxina ainda não acabou, e muitos que entraram devem ser retirado pois já demonstram ser mais do mesmo.
Nádia
2021-02-08 15:21:14Eles querem mais mortes.. Não chega todas as que as FAKE, as MENTIRAS CHAMADAS DE NOTÍCIAS causaram.. Querem mais.. Estão buscando talvez algo no estilo capitólio?? Querem encurtar a estada do asno.. ?? Vão acabar conseguindo. Deveriam dar graças a deus pela moderação.. A HEDIONDA MODERAÇÃO Q SÓ TEM Q ACONTECER POR CULPA DE GENTE Q NEM ELES.. Ninguém gosta.. nem eu.. mas TRANSFORMARAM AS REDES EM LIXEIRAS de LIXO TÓXICO.. agora todos pagam, mas pelo menos o lixo... sai.
Giovane
2021-02-08 14:36:20O verdadeiro democrata, é aquele que mesmo discordando de certo ponto de vista, tolera a opinião contraria e permite o debate, a ampla defesa e o contraditório. E repudia qualquer tipo de censura. Seja ela a Lula ou a Bolsonaro. Fora disso é um ditador enrustido dentro do armário.
Giovane
2021-02-08 14:32:23Corretíssimo, essa empresas conhecidas como BIG TECH estão utilizando um duplo padrão e se acham donos da verdade. Se é pra ser parcial, que se responsabilizem criminalmente e civilmente por tudo que é postado nelas.
Fladmar Vieira Barbosa Junior
2021-02-08 14:09:45Pessoal, olha só. Concordo que o conteúdo do Terça Livre era perigoso, mas discordo em relação a censura, visto que os vídeos poderiam ser usados como prova para os atos feitos. Claro que tem que se ter responsabilidade pelo que falamos, mas como diz a frase "O Golpe está aí, cai quem quer."
ROMEU
2021-02-08 13:07:07Pois é... Na falta de decência as plataformas de aplicações de internet acabam tendo que fazer alguma coisa para remover os excessos de lixo que inundam as comunicações sociais. São livres as manifestações de pensamento, mas as mentiras deveriam ser punidas energicamente. As notícias falsas, as calúnias, as mentiras e demais maledicências constituem o lixo mais desprezível que afeta o nosso cotidiano e, por isso, merece o nosso total repúdio. Acho que alguns parlamentares estão na contra mão.
KEDMA
2021-02-08 11:38:42Uma sugestão aos bolsonaristas insatisfeitos com o YouTube e Twitter: criem uma plataforma só para vcs. O mundo digital agradecerá eternamente.
MARCIO
2021-02-08 08:52:06Que interessante! A notícia não tem nada a ver com a Lava Jato mas mesmo assim os hipócritas se agitaram. Para quem não entendeu, a matéria é sobre a censura promovida pelas Big Techs aos assuntos que desagradam a esquerda "progressista". A notícia do remédio milagroso do Maduro contra a Covid continua no ar e nenhum lavajatista de araque reclama, né?