Após se assumir gay, Leite recebe apoio de presidenciáveis; Bolsonaro e esquerda o criticam
Presidenciáveis prestaram apoio ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (foto), após o tucano revelar ser homossexual. Na contramão dos demais, Jair Bolsonaro afirmou que Leite apenas busca um "cartão de visitas" para a candidatura ao Planalto. O governador falou sobre sua orientação sexual em entrevista ao jornalista Pedro Bial. O programa foi...
Presidenciáveis prestaram apoio ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (foto), após o tucano revelar ser homossexual. Na contramão dos demais, Jair Bolsonaro afirmou que Leite apenas busca um "cartão de visitas" para a candidatura ao Planalto.
O governador falou sobre sua orientação sexual em entrevista ao jornalista Pedro Bial. O programa foi ao ar na última quinta-feira, 1º. "Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso", disse.
Logo após a veiculação do trecho, políticos foram às redes sociais enviar mensagens públicas de suporte ao tucano. "Admiração e respeito ao meu amigo", escreveu o governador de São Paulo, João Doria. O ex-prefeito Arthur Virgílio Neto elogiou a "grandeza" e "coragem" do correligionário em tratar de sua orientação sexual em rede nacional. "Receba toda minha admiração e respeito sempre! É preciso dar um basta em todos os preconceitos em nosso país".
Ciro Gomes, do PDT, engrossou o coro. "Parabéns ao meu amigo Eduardo Leite por sua coragem, neste mundo cheio de hipocrisia e preconceito. Atitudes como esta, que são ainda tão raras na política, reforçam os grandes valores da verdade, liberdade e humanidade", anotou.
Bolsonaro, por sua vez, desferiu críticas ao governador do Rio Grande do Sul durante conversa com apoiadores. "O cara ontem está achando que é o máximo, se achando o máximo. 'Olha', bateu no peito, 'eu assumi'. É o cartão de visita para a candidatura dele", afirmou o presidente. "Ninguém tem nada contra a vida particular de ninguém, agora, querer impor seu costume, seu comportamento para os outros, não", completou.
Como Bolsonaro, nomes vinculados à esquerda atacaram Leite, lembrando que o tucano apoiou o atual presidente nas eleições de 2018. "Enquanto o gay recém-saído do armário não expressar por atos e novas palavras que se arrepende de ter apoiado alegre e explicitamente um homofóbico racista que se revelou genocida, sua saída do armário não será, para mim, fonte de alegria acrítica. Não adianta", escreveu o ex-deputado Jean Wyllys.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ilvio
2021-07-05 07:41:21A esquerda, como sempre, só olha pra trás!!! Boa Eduardo.
Fernando
2021-07-04 23:36:34Ele será a terceira via !! Jogada de mestre ! Ma semana LGBT se lança como candidato gay !! De todos nomes que apareceram até agora e o melhor !!!
ÉLIDE
2021-07-04 11:07:11Os extremos se igualam. Cada um na sua margem, mas a água poluída, que corre nesse rio entre eles, é a mesma.
PAULO
2021-07-03 20:13:201- Tenho voltado muito ao aluno da 5a série A ultimamente. Minha esposa andou reclamando disso. Acho q foi um escudo p/ conseguir levar a vida, nesse Brasil bolsonarista. Tirei onda do Carluxo, fiz piada do 04... Mas eu evolui porr*. Não dá mais p/ rir das antigas piadas da minha adolescência. Eduardo Leite diz que é gay. Veja o absurdo disso. Externar ser gay ainda é um acontecimento. E às pessoas fazem isso, para dar um basta na imbecilidade que ainda permeia a nossa humanidade.
Jorge
2021-07-03 12:54:30A canalhice dos canalhas é um evidente pleonasmo. É o sentimento ao ler os comentários dos políticos e constatar que de onde menos se espera, dali é que não sai coisa alguma, mesmo.
MARCOS
2021-07-03 06:50:42Quem quer saber o que pensa Jean Wyllys. Como disse o Romario, calado ele é um poeta.
Milton
2021-07-02 23:37:41Jan Wyllys tem alguma moral para criticar alguém?
Neusa
2021-07-02 21:06:03Jean ao optar por misturar alhos com bugalhos perdeu a oportunidade de continuar calado. Todo ser humano tem o direito de ser o que é. Simples assim !
MARIA LIEGE DE SOUSA LEITE BARCIA
2021-07-02 19:03:12Eduardo Leite fez muito bem em assumir publicamente algo que não é crime e que só diz respeito a si próprio, mas que, entretanto, oportunistas inescrupulosos manifestavam-se de forma irónica, jocosa, na tentativa de diminuir o valor do jovem governador. Eduardo deve seguir de cabeça erguida e com a certeza de que o amor vencerá o ódio e a hipocrisia.
Patricia
2021-07-02 17:55:12Ele não deveria ter tocado no assunto. Todos já sabiam e devem respeitar. Quanto mais se fala da vida pessoal, mais o povo se mete. Não havia uma piada sequer sobre o assunto, agora os memes estão a toda. Ele acabou tirando o foco do ótimo trabalho como governador de um estado que estava em falência. Ou o objetivo era esse mesmo, vai saber.