Após decisão do STF, governo publica portaria exigindo passaporte da vacina
O governo de Jair Bolsonaro publicou nesta segunda-feira, 20, uma portaria na qual exige o comprovante de vacinação contra a Covid-19 de viajantes do exterior que queiram entrar no Brasil. A medida, que é criticada por Bolsonaro, foi tomada após a suspensão do julgamento no Supremo Tribunal Federal sobre a obrigatoriedade, na última quinta-feira, 17,...
O governo de Jair Bolsonaro publicou nesta segunda-feira, 20, uma portaria na qual exige o comprovante de vacinação contra a Covid-19 de viajantes do exterior que queiram entrar no Brasil.
A medida, que é criticada por Bolsonaro, foi tomada após a suspensão do julgamento no Supremo Tribunal Federal sobre a obrigatoriedade, na última quinta-feira, 17, depois do pedido de destaque do ministro Kassio Marques.
Com o julgamento suspenso, ficou valendo a liminar do ministro Luís Roberto Barroso, obrigando que passageiros de voos internacionais apresentem o comprovante de vacinação nos aeroportos brasileiros. Oito ministros já tinham validado a exigência do passaporte vacinal no plenário virtual.
Na portaria publicada nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde, de Marcelo Queiroga (foto), e outras três pastas, o governo federal definiu uma série de regras para a entrada de turistas no Brasil.
A mais importante é o comprovante de vacinação com imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, pela Organização Mundial da Saúde, OMS, ou pelas autoridades do país em que o viajante foi imunizado.
Segundo a portaria, a aplicação da última dose ou dose única deve ter sido feita, no mínimo, 14 dias antes da data de entrada no Brasil. Além do passaporte vacinal, o governo brasileiro exigirá também a apresentação de teste negativo para Covid, realizado em até 72 horas antes do embarque.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Maria
2021-12-22 20:28:08MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Claudio Arraez
2021-12-21 14:00:36Esse sub ministro, tem que rasgar seu diploma! VERGONHOSO!!
Dulce
2021-12-21 02:39:41Esse governo só faz o certo sob vara. Queiroga não cansa de ser desautorizado.
Jose
2021-12-21 01:55:40Já vacinaram os Bozistas contra febre aftosa? Temos que cuidar bem do nosso rebanho de muares. Em breve venderemos todos para a China. Serão massacrados e seus corpos transformados em recheio de pastel. Bozistas, o fim de vocês chegou.
Jaime
2021-12-20 20:39:52Cabrunco! A OMS é contra, o STF a favor, e a Ciência que vá pro raio que a parta? Exigem o passaporte de vacina pro cara que tem a doença. Entra no Brasil na boa. Contamina todo mundo. Que há na cabeca desse povo???
Heloisa
2021-12-20 20:17:13E agora, ministro lambe botas,vai continuar sendo um apedeuta de jaleco branco?