Vivi Zanatta/FolhapressA ala ideológica do governo, regida por Olavo de Carvalho, ameaça abandonar o barco. Alguns já desertaram

Após decisão de Alexandre, Olavo cobra reação de Bolsonaro e da ala militar

24.07.20 18:00

Olavo de Carvalho (foto) cobrou uma reação do presidente Jair Bolsonaro e da ala militar à decisão do ministro Alexandre de Moraes que resultou no bloqueio de contas de ativistas, empresários, políticos e blogueiros que apoiam o governo no Twitter e no Facebook em território nacional.

O presidente e seus queridos generais farão algo para proteger a liberdade e os direitos civis diariamente pisoteados pelos imperadores da toga? O futuro do Brasil depende da resposta a essa pergunta”, escreveu, nesta sexta-feira, 24, nas redes sociais. 

Apesar da posição do guru bolsonarista, interlocutores ligados ao presidente da República avaliam que ele não deve se manifestar sobre o caso. O chefe do Executivo trabalha, há semanas, para distensionar sua relação com o Supremo Tribunal Federal — ele passou a medir palavras e chegou a tirar de cargos de vice-liderança do governo na Câmara parlamentares que proferiram ofensas a ministros.

A ordem para a retirada das páginas do ar ocorreu no âmbito do inquérito que investiga a difusão de fake news e ataques a integrantes da Suprema Corte. Moraes determinou a medida em maio a fim de evitar que os perfis fossem utilizados para “possíveis condutas criminosas” apuradas.

Naquela ocasião, entretanto, o ministro listou somente nomes, CPFs e endereços dos alvos, sem detalhar, especificamente, a identificação do usuário. Como os dados disponibilizados não são requeridos no cadastro, as empresas não conseguiram cumprir a ordem.

Em nova decisão, expedida na última quarta-feira, 22, o ministro reiterou a determinação de bloqueio, desta vez com a descrição dos perfis. Moraes impôs multa diária de 20 mil reais em caso de descumprimento.

No Twitter, entre os perfis derrubados, estão os dos militantes Sara Winter, Winston Lima e Marcelo Stachin; do dono das Lojas Havan, Luciano Hang; do presidente do PTB, Roberto Jefferson; e dos blogueiros Allan dos Santos, do canal Terça Livre, e Bernardo Küster.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Incrível que alguém ainda dê importância ao que diz esse ex-astrólogo, que se auto proclama filósofo e que a cada dia se supera na produção de infindáveis asneiras e besteiras. Vá ver se tem algum urso aí no jardim de sua mansão na Virgínia e tome chazinho de camomila para se acalmar, filósofo de araque e guru de antas.

  2. Bolsonaro, ao tentar mudar o tom com o STF, trai o seu eleitorado e age somente para proteger os filhos cujos processos vão parar na mão desses mesmos ministros que tolhem os direitos duramente conquistados. Bolsonaro já não liga se a sociedade sofre! Ele quer salvar a si próprio e o rabo dos próprios filhos

  3. Só de olhar para a cara de Olavo já me dá náusea. Mesmo efeito de olhar para a cara de Lula, Bolsonaro, Gleise, Bia Kicis, Jean wilis e Zambelli

  4. inevitável ter embusteiros e de todo tipo na net! É terra de ninguém e poucos conhecem os limites em qualquer espaço. Difícil combate.

  5. Esse senhor está por fora do sistema legal do Brasil ao pedir que o presidente ou generais possam ir contra uma decisão judicial. A ñ ser que esteja querendo um "golpe!

  6. PQ A FOTO DO OLAVO FUMANDO, SE ELE NÂO FUMA MAIS ........ HEMMMMM? equipe Crusoé, vocês estão escrevendo para pessoas formadas. Assim voces se tornam tão ridículo quanto a Folha ... quem lê vocês tem discernimento!

    1. Gadinho, sério q se preocupa com o fato do cigarro na foto?

  7. Apesar de ser anti-bozista, não gostei da medida. Quanto mais os bozistas zurram, mais claro fixa que eles pertencem a grupo genocida que quer destruir o país com suas ideias pré-cambrianas. Tal grupo não pode nem ser chamado de direita, pois para ser de direita a pessoa deve ser direita. Coisa que um bozista nunca conseguirá ser!

  8. A contragosto aplaudi o Ministro Marco Aurélio Mello. Não é preciso ser versado em Direito, para ter a convicção de que esse " Inquérito do Fim do Mundo" é uma aberração jurídica. Esses "Doutos Ministros" estão se lixando para a Constituição que eles deveriam defender honradamente. Só Marco Aurélio!

    1. Alcolumbre o engavetador do DEM ,ávido pela reeleição ,engavetou a lava toga

  9. Caro Guru de sei lá o quê, Crusoe e demais membros. Esqueçam todo esse bla bla bla sobre o STF , artigo 142 , isso pode, isso não pode etc etc etc. Nesta democracia o poder emana do povo. O caminho democrático é o Senado. Eles aprovaram os nomes para o STF. Só eles, constitucionalmente, podem interferir. No Senado tem rabo preso? Sim. Tem rabo solto? Sim. Não importa. São políticos e não aguentam pressão popular. Nosso foco tem que ser nos Senadores. Movimento popular, faixas, rede social, etc.

  10. Por que o Alexandre, o anão, não investiga o GILMAR MENDES, que evocou uma FAKE NEWS das mais graves inimagináveis, dizendo que os MILITARES estavam administrado UM GENOCIDIO no BRASIL,HEM?

    1. Nessa Gilmar Mendes não falou nenhuma mentira. A omissão dos militares também endossa o problema.

  11. Porque o guru só se manifesta de longe? Deveria vir debater suas ideias com nossos especialistas em política, economia, sociedade e governo. Atiçar cachorro bravo estando do lado de fora do portão, é fácil!

  12. A opinião de olavo de carvalho não é a de "um guru bolsonarista"; é muito melhor do que se lê diariamente nos periódicos e mídias todas.

  13. Censura descarada que merece não só manifestação do presidente e da ala militar como também e sobretudo de veículos como Crusoé.

    1. Sérgio... há muito tempo a CRUSOÉ não é mais aquela. Virou de vez!

  14. A ditadura da TOGA do STF está em plena ação! Abre processo, julga, julga, condena e prende e a constituição que estabelece o direito a liberdade de expressao! E o que é pior não pode falar a verdade sobre o STF... não me lembro que isto tenha ocorrido no regime militar ! Falou mal do STF e dos desmandos vai preso ou sofre pena... isto não é ditadura ???????

  15. O Brasil não é um País sério! A constituição serve para interesse dos poderosos do poder! Para que serve o artigo 142 da constituição para nada. Aposenta esses 11ministros e convoque 33 indicados pelo o Conselho da Justiça do País. O presidente escolhe 11 novos ministros. Fácil resolver o falta pulso deste governo!

    1. Edmundo, tu estás completamente por fora da realidade.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO