Após ataque hacker no STJ, governo troca comando da área de segurança cibernética
Seis dias após o ataque hacker que paralisou o Superior Tribunal de Justiça, o Departamento de Segurança da Informação do governo federal está sob nova administração. O órgão é vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, comandado pelo general Augusto Heleno (foto). O coronel Arthur Pereira Sabbat pediu exoneração da direção do departamento e...
Seis dias após o ataque hacker que paralisou o Superior Tribunal de Justiça, o Departamento de Segurança da Informação do governo federal está sob nova administração. O órgão é vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, comandado pelo general Augusto Heleno (foto). O coronel Arthur Pereira Sabbat pediu exoneração da direção do departamento e será substituído por Marcelo Paiva Fontenele, também coronel do Exército.
Criado em 2006, o Departamento de Segurança da Informação tem o papel de planejar e coordenar a atividade nacional de segurança da informação, incluídos a segurança cibernética, a gestão de incidentes computacionais, a proteção de dados e o tratamento de informações sigilosas. O departamento coordena ainda o Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do governo.
Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras em 1993 e bacharel em administração de empresas, Marcelo Fontenele chefiou a Seção de Segurança da Informação do Centro Integrado de Guerra Eletrônica do Exército e tem cursos de segurança do sinal, de criptografia e de segurança em redes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Mozart
2020-11-11 17:15:15Pessoal... Heleno é do Gabinete de Segurança, que comanda o Departamento de Segurança (comandado pelo general que tinha credenciais de TI)... que, conforme outras reportagens subcontrata alguém ou alguma empresa que, de fato, presta o serviço... enfim, deveríamos usar o espaço para debates mais proveitosos e edificantes do que perder tempo com bobagens e acusações que fazem o ambiente parecer um cortiço!
Marcelo
2020-11-10 12:51:40Prevenção nunca foi o forte de nenhum governo brasileiro.
Roberto
2020-11-09 18:08:10Cada vez que vejo uma foto do gen Heleno, lembro da canção: "se gritar pega centrão, não fica um meu irmão"
LUIZ
2020-11-09 16:18:56Será que ninguém viu que a segurança cibernética nunca poderia estar sob o comando desse general dinossauro? Esse tal de Heleno sabe tanto de cibernética que deve ter medo de digitar por medo de levar choque.
Jose
2020-11-09 15:43:22Kkkkkkkkkk. Tudo precisa ser feito para proteger os segredos sórdidos deste governo!
Felipe
2020-11-09 12:40:05apurar que é bom.... a pessoa que pediu para sair o fez porque na sexta foi nomeado diretor da ANPD