Apoiadores de Trump invadem Congresso dos EUA; Pence e senadores são protegidos
Após se concentrar nos arredores do Congresso dos Estados Unidos (foto), apoiadores do presidente Donald Trump invadiram nesta quarta, 6, o prédio onde estava sendo realizada uma sessão conjunta para certificar os votos do Colégio Eleitoral. A sessão iria confirmar a vitória do democrata Joe Biden. A segurança retirou o vice-presidente Mike Pence do plenário...
Após se concentrar nos arredores do Congresso dos Estados Unidos (foto), apoiadores do presidente Donald Trump invadiram nesta quarta, 6, o prédio onde estava sendo realizada uma sessão conjunta para certificar os votos do Colégio Eleitoral. A sessão iria confirmar a vitória do democrata Joe Biden.
A segurança retirou o vice-presidente Mike Pence do plenário do Senado e o prédio foi bloqueado. Deputados e senadores ficaram trancados dentro do edifício. Aos poucos, seguranças conseguiram levar os congressistas para lugares seguros. Entre os que foram protegidos está a senadora democrata Kamala Harris, que foi eleita vice-presidente. Um manifestante chegou a se sentar na mesa principal do plenário do Senado. Do lado de fora, a polícia lançou gás de pimenta contra a multidão.
A invasão do Capitólio ocorreu depois que o vice-presidente Mike Pence publicou uma carta dizendo que não rejeitaria votos dos estados, um pedido do presidente Donald Trump. Durante a sessão, o senador republicano Mitch McConnell fez um discurso solicitando que se respeitasse o resultado da votação nos estados americanos.
"Os eleitores, os tribunais e os estados já falaram. Todos eles já falaram. Se nós os ignorarmos, isso será danoso para a nossa república para sempre", disse McConnell. “Esta eleição, na verdade, não foi acirrada como de costume. Se essa eleição fosse anulada por meras alegações do lado perdedor, nossa democracia entraria em uma espiral mortal. Nunca veríamos a nação inteira aceitar uma eleição novamente. A cada quatro anos seria uma luta pelo poder a qualquer custo.”
Após a divulgação de imagens da confusão, o presidente Donald Trump fez um pedido para que seus apoiadores respeitassem policiais e seguranças. "Por favor, respeitem a polícia do Congresso e os agentes da lei. Eles estão de verdade do lado do nosso país. Fiquem em paz", escreveu Trump.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Fernando
2021-01-06 22:07:04Estão fazendo um alarde enorme ! Mas tudo isto estava previsto !! Só a segurança do Capitólio não sabia !! E não se preparou de forma adequada !!!!!!
Wendell
2021-01-06 21:16:03Tem algum filho do presidente Bolsonaro nos Estados Unidos por esse dias? Por acaso em Washington?
Aguia
2021-01-06 17:38:19Acho que Trump pulou o corguinho.
Marcelo
2021-01-06 17:36:02Nunca pensei que uma tentativa de autogolpe ocorreria nos Estados Unidos, estudei lá nos anos 80, fiz meu senior year em 88. Isso era imaginável na Guatemala ou em Honduras. Não nos Estados Unidos. Por isso o impeachment de Bolsonaro deve ser uma possibilidade se em 2022 o risco de um autogolpe se apresentar como um risco real. Na obra como as Democracias morrem, Daniel Ziblat e Steven Levitsky previram essa possibilidade com Trump no poder!
Palhaço Bozo
2021-01-06 17:33:01Lá assim como cá, não prevalecerão. O destino de Trump será provavelmente a cadeia. Já em terra brasilis, seremos obrigados a aguentar o Bozo pintando e bordando com a democracia, dificilmente será preso mas seu discurso de ódio e divisão será sua ruína política e terminará com um belo chute no traseiro (impeachment).
Marco
2021-01-06 17:30:00Trump e Bolsonaro: dois asnos!
Ana
2021-01-06 17:27:10Como a polícia não previu isso? Já era esperado um manifestação de fanáticos que obviamente, não seria pacífica! Inacreditável. Lamentável.
Maria
2021-01-06 17:20:20Assistindo invasão do capitólio pensando se o mandrião sofrer impeachment ou perder a eleição veremos isto. está bajulação que ele faz com a polícia militar . está visando o futuro
PAULO
2021-01-06 17:17:46Os lunáticos autoritários odeiam a democracia.
André
2021-01-06 17:14:15Trump é uma vergonha. É melhor os republicanos de verdade tomarem as rédeas do partido ou vão afundar com o homem laranja.