Anvisa recebe pedido de registro definitivo da vacina de Oxford
A AstraZeneca e a Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, submeteram à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, nesta sexta-feira, 29, o pedido de registro definitivo da vacina desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford. O prazo oficial para a análise da documentação é de 60 dias. Em nota, entretanto, a autarquia externou o desejo de...
A AstraZeneca e a Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, submeteram à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, nesta sexta-feira, 29, o pedido de registro definitivo da vacina desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford.
O prazo oficial para a análise da documentação é de 60 dias. Em nota, entretanto, a autarquia externou o desejo de realizar a avaliação de forma mais célere. "Devido ao estágio das avaliações já realizadas, buscando superar os prazos legais estabelecidos, a Anvisa manterá total prioridade na análise para fins de concluir o processo no menor tempo possível", assegurou.
Até então, a agência reguladora permitiu somente o uso emergencial e temporário de 2 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus importadas do Instituto Serum, na Índia. A inoculação atende somente grupos prioritários, como idosos e profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covvid-19.
O registro definitivo, por sua vez, permite que o imunizante seja comercializado, distribuído e aplicado em toda a população. "O registro definitivo é a avaliação completa com dados mais robustos dos estudos de qualidade, eficácia e segurança, bem do plano de mitigação dos riscos e da adoção das medidas de monitoramento", explicou.
No total, o Ministério da Saúde diz ter assegurado 354 milhões de doses de vacinas para 2021, sendo 254 milhões de doses pela Fiocruz em parceria com a Astrazeneca, além de 100 milhões de doses pelo Butantan em parceria com a Sinovac.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
João
2021-01-30 10:40:46José, para de falar pelos cotovelos e colabore dizendo onde vamos comprar 450.000.000 de vacinas para ontem!!
Jose
2021-01-29 21:09:13O Brasil precisa de 450 milhões de doses para ontem. Pelo jeito, muita gente ainda morrerá nas mãos sujas dos bozistas!