Anvisa: eficácia de Sputnik V é 'boa notícia', mas vacina oferecida ao Brasil tem características diferentes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, avaliou nesta terça-feira, 2, que a publicação do estudo que atesta a eficácia de 91,6% da Sputnik V na The Lancet, revista científica de referência, "é uma boa notícia". A autarquia afirmou, contudo, que a vacina que pode ser utilizada no Brasil tem características diferentes do imunizante ao...
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, avaliou nesta terça-feira, 2, que a publicação do estudo que atesta a eficácia de 91,6% da Sputnik V na The Lancet, revista científica de referência, "é uma boa notícia".
A autarquia afirmou, contudo, que a vacina que pode ser utilizada no Brasil tem características diferentes do imunizante ao qual o artigo faz menção. Em território nacional, as tratativas relativas à vacina russa contra a Covid-19, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, são conduzidas pela União Química.
"O estudo publicado no Lancet é com a vacina em forma líquida armazenada a –18C. A União Química quer comercializar no Brasil a vacina em outras condições de temperatura e conservação, diferentes do produto de que trata o artigo", explicou a agência reguladora, em nota.
A Anvisa ainda frisou que, "para decidir sobre a eficácia e segurança, a autoridade reguladora precisa ter acesso aos dados completos gerados nos estudos clínicos".
"É necessário saber se os resultados encontrados são extrapoláveis, ou seja, se os resultados da vacina líquida a –18C vale também para a vacina que a União Química quer trazer para o Brasil. Para este tipo de avaliação é necessário estudo de comparabilidade entre os produtos", completou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Eduardo
2021-02-02 17:00:50E por que diabos a União Química não comercializa a vacina em forma líquida a -18C?
José
2021-02-02 15:30:27Não tem pressa... final do ano ? Que tal? Lewandowski que bata o martelo e comecem a aplicar.