Anvisa pode liberar vacinas com aval de agências estrangeiras num prazo de 72 horas; Bolsonaro havia vetado o projeto
Em reunião com governadores nesta terça-feira, 8, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu que o governo comprará todas as vacinas aptas para aplicação na população. Ele afirmou ainda que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária poderá dar uma autorização excepcional e temporária para vacinas já aprovadas por agências reguladoras estrangeiras, em um prazo máximo...
Em reunião com governadores nesta terça-feira, 8, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu que o governo comprará todas as vacinas aptas para aplicação na população. Ele afirmou ainda que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária poderá dar uma autorização excepcional e temporária para vacinas já aprovadas por agências reguladoras estrangeiras, em um prazo máximo de 72 horas.
O que Pazuello não disse é que o presidente Jair Bolsonaro havia vetado esse dispositivo, aprovado em maio pelos senadores, autorizando a importação e a distribuição de medicamentos e equipamentos contra a Covid-19 já liberados para uso no exterior em 72 horas. O veto foi derrubado pelo Congresso em 19 de agosto e só por isso o ministro da Saúde pôde anunciar a medida nesta terça-feira, 8.
Durante o encontro, os governadores demonstraram preocupação com o fato de que a vacinação já tem cronograma em São Paulo, com início previsto para 25 de janeiro, enquanto o restante do país segue sem um calendário de aplicação.
Depois do encontro, o governador do Piauí, Wellington Dias, contou que o compromisso do governo é de comprar vacina de todas as fornecedoras autorizadas.
“O ministro colocou o compromisso de vacinar todos os brasileiros. Para isso, está contratando aeronaves, seringas e agulhas, e nós estaremos juntos para um plano estratégico de vacinação”, afirmou o petista.
Segundo ele, a meta estabelecida por Pazuello é a compra de 440 milhões de doses, o suficiente para imunizar todos os brasileiros com duas doses. “Não é razoável que São Paulo tenha vacina em 25 de janeiro e os outros estados, não. Para isso, é preciso que o ministério assuma a coordenação de um plano nacional de vacinação”, acrescentou o governador. Segundo Wellington Dias, os governadores saíram “seguros” de que haverá uma ação coordenada a partir de agora.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Jose
2020-12-09 11:31:30Não confio em Dória, ele já demonstrou que caráter, não é seu forte. Ele vai ser sempre lembrado, como sendo o primeiro gestor público, que apresentou um plano de vacinação em massa, com data mercada, que provocou ciúmes em Bolsonaro e o fez sair de sua trincheira do negativismo da Civid19. Dória queiram ou não queiram, tem sido o protagonista no combate a Covid, em todas as fases, até essa última da vacinação. vai ser sempre lembrado por isso.
Lucia
2020-12-09 10:25:29Politizar o maior massacre do século é asqueroso! Não gosto do Doria mas ele é o único sensato nessa estória toda! Estão esperando o que? Passarmos dos 200??
WILSON
2020-12-09 09:55:01Isso, é melhor deixar a Anvisa, a Presidencia da Republica e o Ministerio da Saude fora deste assunto de vacina, pq vai dar m. Ah e tem o Eduardo Paes que ficou sabendo anteontem que o Butantan produz vacina (o instituto completou 119 anos e ele ficou sabendo ontem) e o Caiado que quer impedir o Estado de São Paulo de se vacinar. Eh cambada de vagabundos. Não que eu defenda o Dória, mas ele vai sapatear em cima de todo mundo com esta história de vacina
Jose
2020-12-09 08:59:34A história é simples e inesquecível. O Bozo é o melhor amigo que um vírus poderia ter encontrado. Facilitou a contaminação em massa, trouxe vírus norte-americano, boicotou o seu próprio ministro da saúde, lutou contra a vacina é só irá sossegar quando ele enterrar pelo menos 300.000 brasileiros. Tudo muito bem documentado. Até lá os brasileiros possuem dois campos de batalha: um contra o vírus, que volta a expandir como nunca; outro, contra o Bozo. Bozistas são delinquentes!
Roberto
2020-12-09 07:38:26A Gestapo tupiniquim já deve estar procurando alguma coisa para melar a vacinação em SP.
TONI FERREIRA
2020-12-08 22:21:58Os estados podem antecipar a importação e a própria vacinação, pois para isso a Constituição Federal lhes dão competência para legislar sobre saúde. Somos uma Federação e não um Estado Unitário. As matérias e competência exclusiva da União estão enumeradas na CF e entre elas não está a saúde.
Alberto, o de sempre
2020-12-08 21:00:02A CrusoLIXO viu outra entrevista do Pazuello. Só pode!!!! Em nenhum momento ele falou isso. Foi categórico ao dizer que nenhuma empresa farmacêutica havia solicicatdo tanto o resgistro como a aprovação emergencial. Deturpação é com a CrusoLIXO.
Jose
2020-12-08 18:46:42Tudo que gera prejuízos para o povo brasileiro o Bozo apoia: eventos de contaminação em massa, destruição da Amazônia, queima no Pantanal, rachadinha, etc.
José
2020-12-08 18:22:19Pazuello é um capacho do genocida.
Cleusa
2020-12-08 17:33:34Vamos ver!