Anvisa cobra dados do Butantan e da Fiocruz sobre vacinas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, entrou em contato com o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, para cobrar dados que ainda faltariam para a conclusão da análise dos pedidos de uso emergencial e temporário da Coronavac e da vacina de Oxford. Em comunicado divulgado à imprensa, a agência reguladora informou que...
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, entrou em contato com o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, para cobrar dados que ainda faltariam para a conclusão da análise dos pedidos de uso emergencial e temporário da Coronavac e da vacina de Oxford.
Em comunicado divulgado à imprensa, a agência reguladora informou que pediu que as instituições respondam ainda nesta quinta-feira, 14. "As equipes da Anvisa continuam trabalhando nos dois processos, para analisar as informações que foram apresentadas em tempo hábil para que a análise seja concluída", diz o texto.
A autarquia agendou para o domingo, 17, a reunião em que a Diretoria Colegiada vai decidir se libera ou não o uso emergencial dos imunizantes.
No caso do Butantan, 29,76% da documentação está pendente. A lista de dados faltantes inclui parte do relatório de imunogenicidade, que indica a capacidade de uma substância provocar uma resposta imune, e a análise estatística dos resultados de eficácia da fase 3 do ensaio clínico.
A Fiocruz, por sua vez, ainda deve 18,38% dos dados, a exemplo de informações sobre o prazo de validade e de cuidados de conservação da vacina, além do detalhamento da própria capacidade em manter as condições necessárias até o uso do imunizante.
A Anvisa rememorou que o prazo de 10 dias estabelecido para a decisão a respeito do pedido de autorização do uso experimental das vacinas está condicionado à entrega do relatório com os dados e as informações necessárias para análise.
"As documentações técnicas faltantes e incompletas comprometem a análise e o tempo de decisão da Agência. Conforme amplamente comunicado, o prazo de 10 dias não considera o tempo que o processo ficou em exigência, que é o tempo no qual a Anvisa aguarda informações necessárias que devem ser enviadas pelos laboratórios solicitantes", emendou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Antonio G
2021-01-14 23:56:17Anvisa vai determinar : Falta escrever "Aprovado pelo Min Saúde para Uso Emergencial" em todas as caixinhas de vacina da Coronavac antes de distribuir. Abram todas as caixas, coloquem isso, e fechem as caixas novamente antes de enviar pra vacinar. Essa é a urgência que os burocratas dão para ajudar a poupar vidas.
Sillvia2
2021-01-14 23:24:16Parece que estão determinados a cumprir determinação superior e colocar o Butantã em descrédito para atingir o governo de SP... esquecendo que o BUTANTÃ é maior que todos esses políticos juntos, é o criador da estabilidade e da saúde/vida do nosso. Ainda que não se tenha simpatia alguma pelo Doria, ele batalhou sozinho pela vacina contra a COVID, quando Caiado que parecia ser um parceiro, amarelou e se juntou ao terraplanista...
eduardo carlos pereira
2021-01-14 19:45:30que balaio de gato!
Cirval
2021-01-14 17:57:52Como ficamos nós no meio desse tiroteio? Não sabemos se é jogada da Anvisa para esperar as vacinas da Índia chegarem e o governo sair bem na foto ou é pouco caso do Butantan e da Fiocruz. Tudo isso nos prejudica porque atrasa a vacinação. A propósito, será que essas mesmas exigências existiram em países como os EUA e o Reino Unido, para liberar as vacinas da Pfizer e da Moderna?
Antônio
2021-01-14 17:22:08A Anvisa só perde a credibilidade se aprovar qualquer vacina ou medicamento, se se deixar levar por pressões políticas seja de quem for. Os laboratórios, pelo que vemos querem as vacinas aprovadas mas se eximindo de qualquer responsabilidade. A Anvisa me parece bastante crível
CLAUDEMIR DOS SANTOS
2021-01-14 17:04:39A ANVISA perdeu o crédito que tinha depois que o Capitão Cloroquina nomeou para seu comando um acéfalo seguidor da sua doutrina. O que me deixa p da vida é que os funcionários nada fazem para mudar isso, ou são farinha do mesmo saco. Tão enrolando prá que?