Alemanha suspende gasoduto Nord Stream 2 em retaliação à Rússia
O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz (foto), anunciou nesta terça, 22, a suspensão do processo de licenciamento do gasoduto Nord Stream 2. A obra levaria o gás russo para a Alemanha, sem passar pela Ucrânia. Sem a certificação, o novo gasoduto não poderá entrar em operação. A medida foi uma resposta à decisão de Vladimir...
O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz (foto), anunciou nesta terça, 22, a suspensão do processo de licenciamento do gasoduto Nord Stream 2. A obra levaria o gás russo para a Alemanha, sem passar pela Ucrânia. Sem a certificação, o novo gasoduto não poderá entrar em operação.
A medida foi uma resposta à decisão de Vladimir Putin de reconhecer duas regiões da Ucrânia, Donetsk e Luhansk, como estados soberanos. Putin também anunciou que enviará "tropas de paz" para essas duas áreas.
A Alemanha tem sido criticada por outros países do Ocidente por buscar uma posição conciliatória com a Rússia, apesar dos avanços militares de Putin. Cerca de 20% da energia consumida na Alemanha depende do gás russo.
Segundo Scholz, Putin rompeu com a Carta das Nações Unidas e "com todos os acordos internacionais que o país celebrou nos últimos cinquenta anos". O chanceler disse que a soberania e as fronteiras dos países devem ser respeitadas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
MARCOS
2022-02-22 19:05:51MORO NELES.
MARCOS
2022-02-22 19:05:35Esse Putin se acha. Foi assim que a Alemanha Nazista começou, pelas beiradas, e deu no qur deu.
PAULO
2022-02-22 16:07:001- Não sabia o valor das reservas cambiais russas, e isso me surpreendeu. Tecnicamente Putin invadiu a Ucrânia, mas ainda não dou como certo uma invasão total. A probabilidade é de 44%. Putin negocia como os russos sempre negociaram, ele avança numa questão, obtendo um ganho, e quer voltar à mesa. O Ocidente já tinha que estar vacinado para essa estratégia. Acho que o soft power que o Ocidente vai impor à Rússia, vai gerar resultados a médio prazo.
FERNANDO ANDRADE
2022-02-22 13:13:07Parabéns à Alemanha. Já era tempo de uma resposta mais concreta. O anão de jardim sanguinário, putin, pensa que corações e mentes do mundo lhe pertencem.
MARCIO
2022-02-22 12:56:41Bem, é a Alemanha, o país mais progressista da Europa, servindo seu dono Putin, assim como essa direita alternativa do Brasil
Jose
2022-02-22 11:46:10Eu falei. A Rússia depende da venda decolei para a Europa. Sem esse dinheiro, a economia local entrará em crise. A alternativa é vender para a China, mas a China e a Rússia nunca se bicaram.