Advogado tentou vender influência com juízes e procuradores para Eike e Cabral, diz MPF
Ao pedir busca e apreensão em endereços de Nythalmar Dias Ferreira Filho, o Ministério Público Federal disse que o advogado agiu para cooptar, de modo ilícito, pessoas com processos na 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, comandada pelo juiz Marcelo Bretas, sob o argumento de que tinha influência “junto a servidores públicos, juízes ou...
Ao pedir busca e apreensão em endereços de Nythalmar Dias Ferreira Filho, o Ministério Público Federal disse que o advogado agiu para cooptar, de modo ilícito, pessoas com processos na 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, comandada pelo juiz Marcelo Bretas, sob o argumento de que tinha influência “junto a servidores públicos, juízes ou membros do MPF”.
Nythalmar Ferreira foi alvo de busca e apreensão no dia 23 de outubro. Os mandados foram autorizados pela juíza Rosália Monteiro Figueira, da 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Entre os que teriam sido procurados pelo advogado, diz o MPF, estão o ex-governador Sérgio Cabral (foto) e o empresário Eike Batista.
O então advogado de Sérgio Cabral, Rodrigo Roca, afirmou aos investigadores que Nythalmar Ferreira procurou o ex-governador na cadeia para dizer que “já teria obtido benefícios em processos criminais correlatos para alguns clientes seus e que poderia fazer o mesmo em seu caso”. Após o contato, Cabral teria pedido para Roca procurar saber se o advogado “realmente teria força para fazer tudo o que prometera”. Segundo o MPF, a atuação de Nythalmar "aponta para a existência de tráfico de influência e exploração de prestígio”.
Já o advogado Fernando Teixeira Martins, à época defensor de Eike Batista, disse ao MPF que, em junho de 2018, Nythalmar Ferreira o procurou para oferecer seus serviços sob a justificativa de que “seria o único advogado capaz de celebrar um acordo em benefício” do empresário. Ele disse, segundo a peça dos procuradores, que o acordo seria feito “junto ao juízo criminal”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Rose
2020-11-07 14:06:34Bang-bang de última... Que vergonha. Pelo menos, ficamos sabendo... Imagine o que não sabemos...