Crusoé
06.03.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Crônica
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

A roleta russa dos pedidos de anulação de quebras de sigilo da CPI no STF

A quebra dos sigilos telefônico e telemático de autoridades e nomes próximos ao Planalto pela CPI da Covid provocou uma romaria dos alvos ao Supremo Tribunal Federal. Desde a última semana, a corte recebeu pelo menos 14 mandados de segurança com pedidos pela anulação das medidas cautelares. Por sorteio, os processos foram remetidos aos gabinetes...

Crusoe
Redação Crusoé
4 minutos de leitura 14.06.2021 13:09 comentários 8
A roleta russa dos pedidos de anulação de quebras de sigilo da CPI no STF
Fachada do prédio do Supremo Tribunal Federal
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

A quebra dos sigilos telefônico e telemático de autoridades e nomes próximos ao Planalto pela CPI da Covid provocou uma romaria dos alvos ao Supremo Tribunal Federal. Desde a última semana, a corte recebeu pelo menos 14 mandados de segurança com pedidos pela anulação das medidas cautelares.

Por sorteio, os processos foram remetidos aos gabinetes de sete ministros. Com entendimentos divergentes, os magistrados têm emitido decisões destoantes. Na “roleta russa” do tribunal, o futuro das quebras de sigilo varia a depender do magistrado escolhido como relator do processo.

Nesta segunda-feira, 14, o ministro Luís Roberto Barroso deferiu pedidos liminares da ex-diretora do departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Camile Giaretta Sachetti e do ex-assessor de Relações Internacionais Flávio Werneck e derrubou as quebras de sigilo impostas pela CPI aos dois.

Barroso anotou que a comissão não indicou razões objetivas para as medidas cautelares, com a relação de indícios de atos ilícitos pelos ex-integrantes da Saúde praticadas, e alertou para a amplitude das quebras, que preveem  “o fornecimento da íntegra de conversas mantidas pelos agentes públicos, da sua relação de contatos, dos arquivos armazenados em nuvens, da cópia integral de mensagens de correio eletrônico, das informações de localização dos seus dispositivos eletrônicos, do seu histórico de pesquisas, suas informações de pagamento, informações de aplicativos baixados e instalados”.

A avaliação de Barroso vai na contramão das análises de Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes. No final de semana, Lewandowski manteve as quebras de sigilo do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como "Capitã Cloroquina". 

Embora a abrangência das medidas cautelares seja idêntica à dos alvos poupados por Barroso, Lewandowski entendeu que a CPI agiu conforme suas competências e frisou que, portanto, não cabe ao Poder Judiciário barrar o ato. "[A quebra] por constituir matéria de competência exclusiva do Poder Legislativo, escapa à censura do Judiciário, ao menos neste momento", escreveu Lewandowski

Moraes seguiu a mesma linha ao rejeitar pedido liminar do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo e preservar a quebra de sigilo decretada pela comissão ao chanceler. “Os direitos e garantias individuais não podem ser utilizados como um verdadeiro escudo protetivo da prática de atividades ilícitas, tampouco como argumento para afastamento ou diminuição da responsabilidade política, civil ou penal por atos criminosos, sob pena de desrespeito a um verdadeiro Estado de Direito”, decidiu.

Há, ainda, uma terceira via no STF. Relatora dos mandados de segurança impetrados pelas defesa do empresário Carlos Wizard e do assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe G. Martins, a ministra Rosa Weber abriu prazo de 48 horas para a CPI da Covid prestar esclarecimentos sobre as quebras de sigilo dos dois antes para, somente depois, decidir sobre os pedidos liminares. Cármen Lúcia adotou a mesma postura frente ao processo do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros.

Ainda estão pendentes de análise na corte as investidas contra a quebra dos sigilos do ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco; do  ex-assessor especial da pasta Zoser Hardman; do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto; do médico Luciano Dias de Azevedo. Esses processos correm sob a relatoria dos ministros Kassio Marques, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.

Crônica

Arquitetura do colapso

Márcio Coimbra Visualizar

A promessa ilusória das guerras

Dennys Xavier Visualizar

O freio de mão de Lula

Roberto Reis Visualizar

Um monstro a menos

Duda Teixeira Visualizar

Os degraus da soberba do Flamengo

Rodolfo Borges Visualizar

Trump não é o xerife do mundo

Izabela Patriota Visualizar

Mais Lidas

Celso Amorim com crachá da Rússia?

Celso Amorim com crachá da Rússia?

Visualizar notícia
Como a guerra no Irã pode impactar a Ucrânia

Como a guerra no Irã pode impactar a Ucrânia

Visualizar notícia
Como o Mossad usou câmeras de Teerã para rastrear Khamenei

Como o Mossad usou câmeras de Teerã para rastrear Khamenei

Visualizar notícia
EUA pedem ajuda à Ucrânia contra drones Shahed, diz Zelensky

EUA pedem ajuda à Ucrânia contra drones Shahed, diz Zelensky

Visualizar notícia
Lula relativiza invasão russa e culpa país invadido

Lula relativiza invasão russa e culpa país invadido

Visualizar notícia
Ministro de Lula nega concorrer como vice de Campos em PE

Ministro de Lula nega concorrer como vice de Campos em PE

Visualizar notícia
O tabuleiro do Irã após Khamenei

O tabuleiro do Irã após Khamenei

Visualizar notícia
Para onde miram os mísseis iranianos?

Para onde miram os mísseis iranianos?

Visualizar notícia
Paulo Gonet cochila na prisão de Vorcaro

Paulo Gonet cochila na prisão de Vorcaro

Visualizar notícia
Prêmio acumulado da Mega Millions chega a 2,6 bilhões de reais; Saiba como participar do sorteio

Prêmio acumulado da Mega Millions chega a 2,6 bilhões de reais; Saiba como participar do sorteio

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Capitã Cloroquina

CPI da Covid

Eduardo Pazuello

Ernesto Araújo

STF

< Notícia Anterior

CPI quer ouvir auditor do TCU responsável por 'relatório paralelo' na quinta

14.06.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Witzel vai ao Supremo pelo direito de faltar a depoimento na CPI

14.06.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (8)

vicente

2021-06-15 17:37:32

Isso mais parece o "Samba do Crioulo Doido" (que não me perdoem aqueles que são os politicamente corretos na questão do "Samba) esses SINISTROS do STF. Cada um avaliando diferentemente do outro em relação ao mesmo tema. São 11 STF´s ao invés de apenas um. Tenha a santa paciência. A constituição é assim tão ampla na sua interpretação que cabem tantas e tão diferentes sentenças sobre o mesmo tema, ou temos aí sentenças diferentes para cada réu que se apresenta? Palhaçada!!!


Fernando

2021-06-15 12:47:10

Porque essa repórter não se limita a sua função de relatar as notícias com dignidade, evitando como na atual, colocar epitetos ofensivos na pessoas ( cap.cloroquina) causados provavelmente por inveja. Já basta a boçalidade de alguns "comentaristas".


Rafael L.

2021-06-15 12:22:56

Este caso, bem desnuda, com todo respeito, estridente exemplo de uma Corte Suprema disfuncional, pois todos os pedidos sobre a matéria “quebra de sigilos” deviam ser apreciados por um único ministro relator. In casu, descabe invocar autonomia e independência dos ministros(as) por que contribui para decisões conflitantes. O STF precisa acordar da sua letargia regulamentar escorada no RISTF.


Jose

2021-06-14 16:19:10

Não podem quebrar o sigilo do Felipinho. Imaginem se descobrem as mensagens amorosas do Bozo para ele depois daquele final de semana nas costas da Bahia. Se divulgarem estas notas, haverá suicídio em massa entre as récuas de bozistas.


PAULO

2021-06-14 15:28:50

1- Temos um ponto pacífico no Brasil. O enfrentamento da pandemia por parte do governo federal, foi uma tragédia. Nesse contexto, um cidadão q não tem nada a esconder, seria o primeiro a querer que tudo fosse esclarecido. Se busca se proteger, mesmo que consiga por uma ordem judicial, levará isso para o resto da vida. Para mim fica parecendo que Carlos Wizard e os outros, brincaram com a vida de milhões de pessoas, milhares morreram e tudo deve ser esquecido. Quem morreu ou morrerá não importa?


José

2021-06-14 14:26:06

Decepção Barrosão. Virou bolsonarista


Max

2021-06-14 14:10:19

Ué! Cabeça de juízes não é tal qual “bunda de nenê, tendo seus padrinhos e interesses políticos como laxantes? Imaginem as cabeças dos juízes(as) do STF em tempo de polarização politico-eleitoral, decidindo sobre pedidos de quebra de sigilos vindos dos holofotes da CPI?


Wanderlei

2021-06-14 13:53:51

É a casa da mãe joana.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (8)

vicente

2021-06-15 17:37:32

Isso mais parece o "Samba do Crioulo Doido" (que não me perdoem aqueles que são os politicamente corretos na questão do "Samba) esses SINISTROS do STF. Cada um avaliando diferentemente do outro em relação ao mesmo tema. São 11 STF´s ao invés de apenas um. Tenha a santa paciência. A constituição é assim tão ampla na sua interpretação que cabem tantas e tão diferentes sentenças sobre o mesmo tema, ou temos aí sentenças diferentes para cada réu que se apresenta? Palhaçada!!!


Fernando

2021-06-15 12:47:10

Porque essa repórter não se limita a sua função de relatar as notícias com dignidade, evitando como na atual, colocar epitetos ofensivos na pessoas ( cap.cloroquina) causados provavelmente por inveja. Já basta a boçalidade de alguns "comentaristas".


Rafael L.

2021-06-15 12:22:56

Este caso, bem desnuda, com todo respeito, estridente exemplo de uma Corte Suprema disfuncional, pois todos os pedidos sobre a matéria “quebra de sigilos” deviam ser apreciados por um único ministro relator. In casu, descabe invocar autonomia e independência dos ministros(as) por que contribui para decisões conflitantes. O STF precisa acordar da sua letargia regulamentar escorada no RISTF.


Jose

2021-06-14 16:19:10

Não podem quebrar o sigilo do Felipinho. Imaginem se descobrem as mensagens amorosas do Bozo para ele depois daquele final de semana nas costas da Bahia. Se divulgarem estas notas, haverá suicídio em massa entre as récuas de bozistas.


PAULO

2021-06-14 15:28:50

1- Temos um ponto pacífico no Brasil. O enfrentamento da pandemia por parte do governo federal, foi uma tragédia. Nesse contexto, um cidadão q não tem nada a esconder, seria o primeiro a querer que tudo fosse esclarecido. Se busca se proteger, mesmo que consiga por uma ordem judicial, levará isso para o resto da vida. Para mim fica parecendo que Carlos Wizard e os outros, brincaram com a vida de milhões de pessoas, milhares morreram e tudo deve ser esquecido. Quem morreu ou morrerá não importa?


José

2021-06-14 14:26:06

Decepção Barrosão. Virou bolsonarista


Max

2021-06-14 14:10:19

Ué! Cabeça de juízes não é tal qual “bunda de nenê, tendo seus padrinhos e interesses políticos como laxantes? Imaginem as cabeças dos juízes(as) do STF em tempo de polarização politico-eleitoral, decidindo sobre pedidos de quebra de sigilos vindos dos holofotes da CPI?


Wanderlei

2021-06-14 13:53:51

É a casa da mãe joana.



Notícias relacionadas

Sítio de Atibaia volta para atormentar Lula

Sítio de Atibaia volta para atormentar Lula

Duda Teixeira
05.03.2026 17:03 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
EUA pedem ajuda à Ucrânia contra drones Shahed, diz Zelensky

EUA pedem ajuda à Ucrânia contra drones Shahed, diz Zelensky

Redação Crusoé
05.03.2026 15:37 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Quem será o próximo a atacar o Irã?

Quem será o próximo a atacar o Irã?

Redação Crusoé
05.03.2026 15:37 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
O tabuleiro do Irã após Khamenei

O tabuleiro do Irã após Khamenei

João Pedro Farah
05.03.2026 14:44 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

10 coisas que você nunca deve guardar no seu quarto

10 coisas que você nunca deve guardar no seu quarto

Visualizar notícia
Meio bilhão de crianças e adolescentes enfrentarão essa doença até 2040

Meio bilhão de crianças e adolescentes enfrentarão essa doença até 2040

Visualizar notícia
6 coisas que os profissionais de limpeza gostariam que você fizesse antes de uma limpeza profunda

6 coisas que os profissionais de limpeza gostariam que você fizesse antes de uma limpeza profunda

Visualizar notícia
Médicos fazem alerta sobre doença que pode surgir com uso de canetas emagrecedoras

Médicos fazem alerta sobre doença que pode surgir com uso de canetas emagrecedoras

Visualizar notícia
Especialistas em longevidade afirmam que este hábito diário é muito mais importante do que os suplementos

Especialistas em longevidade afirmam que este hábito diário é muito mais importante do que os suplementos

Visualizar notícia
Banho de manhã ou a noite? Veja o que os especialistas fazem

Banho de manhã ou a noite? Veja o que os especialistas fazem

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso